O Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL) e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) assinaram hoje um convênio de cooperação tecnológica que terá como objetivo o desenvolvimento de projetos e ações em conjunto, em especial, um programa de capacitação profissional para a região Norte do país.
A parceria entre os dois institutos visa a soma de conhecimentos e forças para desenvolver grades educacionais que possam qualificar os recursos humanos através da transformação digital, englobando conteúdos relacionados à tecnologia e inovação, principalmente, aos conceitos da Indústria 4.0. A intenção é atender a demanda do mercado por profissionais que dominem ferramentas tecnológicas, demanda essa que foi potencializada com a pandemia.
Imagens: O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e o diretor presidente do INDT, Geraldo Feitoza, durante a assinatura do convênio
Uma das primeiras ações da parceria é o Projeto Nanodegree, que irá viabilizar capacitações com duração de 3 a 6 meses, com foco em resultados práticos e satisfatórios, de acordo com as necessidades das empresas. O conteúdo programático do Nanodegree contempla disciplinas nas modalidades virtual e presencial, mesclando conteúdos técnicos e práticos. Outros cursos e treinamentos em formato superintensivo estão sendo analisados para posterior implantação.
Além de fomentar esse intercâmbio de capacitação profissional entre as duas regiões do país, o convênio também pretende ampliar a atuação das duas instituições no segmento educacional, oferecendo cursos e serviços sob demanda para empresas e indústrias. Vale ressaltar que o convênio na modalidade guarda-chuva tem como característica uma ampla abertura para a realização de novos projetos e iniciativas, que podem ser implementadas no decorrer da parceria e conforme as necessidades dos clientes.
O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, destacou que a assinatura do convênio com o INDT é um momento muito especial para a instituição. “Iremos nos unir para oferecer ao mercado de indústria 4.0 e para outros mercados emergentes nos próximos anos, soluções de qualidade, alinhadas com aquilo que realmente é buscado pela estrutura que atualmente o Brasil precisa pra se desenvolver”, enfatizou.
Para o diretor presidente do INDT, Geraldo Feitoza, levar o Inatel para a região Norte é um desafio imprescindível para melhorar a qualidade dos profissionais e também das empresas localizadas na região de Manaus e estados vizinhos ao estado do Amazonas. “Manufatura avançada é um norte para as empresas que buscam hoje se modernizar com novas tecnologias. Então, com nosso programa de capacitação poderemos ajudar essas empresas e industrias a obter uma manufatura avançada, 4.0, gerando competitividade e capacidade de exportação. Esse é o objetivo que nós queremos atingir fazendo este trabalho em parceria com o Inatel”, concluiu.
Sobre o INDT
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) é um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) independente e sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar novos negócios de base tecnológica, desenvolver produtos, soluções inovadoras e serviços para a Indústria 4.0.