A International Telecommunication Union – ITU, por meio de seu braço voltado para Educação, a ITU Academy, reconheceu o Inatel como Centro de Excelência para as Américas na área de Radiodifusão Digital. A escolha ratifica a instituição a prestar serviços de capacitação técnica na área para a entidade e seus membros e coloca o Instituto entre os seis centros de excelência escolhidos nas Américas, e entre os 30 espalhados pelo mundo.
A escolha ocorreu por meio de um concurso internacional lançado pela ITU Academy com o objetivo de selecionar as melhores instituições capazes de oferecer ensino a distância em Telecomunicações nos cinco continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceania. O Inatel foi a única instituição brasileira a ser escolhida e irá representar o país na ITU até 2018.
"Ter um convênio dessa magnitude com o mais importante órgão de Telecomunicações do mundo é importantíssimo para o processo de internacionalização do Inatel. É um reconhecimento que coroa os trabalhos de Educação Continuada da instituição nesses 50 anos", avalia o coordenador do Escritório Internacional do Inatel, professor Leonardo Maia.
O Inatel vai atuar em conjunto com o Centro de Capacitação em Alta Tecnologia para América Latina e Caribe, da Argentina; o Instituto Nacional de Investigação e Capacitação de Telecomunicações, da Universidade Nacional de Engenharia do Peru; a Universidade Nacional de La Plata, na Argentina; o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação da Colômbia; e o Centro Internacional de Pesquisa Científica em Telecomunicações, Tecnologias da Informação e das Comunicações do Equador.
O primeiro contato do Inatel com a ITU, envolvendo o Ensino a Distância, foi em 2013 quando o Instituto realizou um treinamento sobre Sistemas de TV Digital para 18 profissionais em Moçambique a pedido da entidade. A capacitação, que durou dois meses, resultou no convite para participar do processo de seleção dos novos centros, no qual a instituição foi contemplada.
A ITU (União Internacional de Telecomunicações) é a agência da ONU especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação, responsável por padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais. A entidade é composta por todos os 1931 países membros da ONU e por mais de 700 entidades do setor privado e acadêmico.