O Telecom Infra Project e o Inatel firmaram parceria para criar um novo Community Lab do TIP no Brasil. Os TIP Community Labs foram criados para apoiar a missão TIP em desenvolver, testar e implantar soluções abertas, desagregadas e baseadas em padrões que oferecem a conectividade de alta qualidade de que o mundo precisa. Um Community Lab é dedicado a projetos TIP, mas o espaço e os equipamentos básicos são patrocinados por empresas participantes do TIP. O Telecom Infra Project (TIP) é uma comunidade global de empresas e organizações que estão impulsionando soluções de infraestrutura para avançar a conectividade.
“Estamos muito felizes de contar com toda a experiência e estrutura do Inatel para este novo laboratório na América Latina. Já temos vários exemplos não só na região, mas em todo o mundo do papel fundamental que os Community Lab tem para o ecossistema do Telecom Infra Project e para o aperfeiçoamento de tecnologias disruptivas para redes abertas.” Comenta Giovani Prado Siqueira, Head de Tecnologias TIP no Facebook.Este TIP Community Lab se junta aos outros dois laboratórios que o TIP possui na região. A TIM Brasil hospeda um CL focado na validação de produtos, proporcionando um ambiente colaborativo para que os grupos de projetos possam testar e validar novas tecnologias e provas de conceito. O laboratório no CPQD foca na validação de soluções, testes de produtos e soluções em um ambiente fim a fim, demonstrando sua maturidade para implantação em um ambiente comercial.
Já o Community Lab do Inatel será responsável pela validação de soluções e testes de campo e trabalhará para otimizar a operação e manutenção de redes abertas e desagregadas por meio de processos orientados por software, hospedagem de bootcamps ou hackatons para acelerar a adoção e o crescimento de tecnologias desagregadas e a implantação de ferramentas de automação.
“Este é um momento muito importante para o Inatel. Temos um grande desafio de colaborar com a comunidade nacional e internacional para o desenvolvimento de soluções e de um ambiente adequado para testes que otimizem os sistemas de telecomunicações dentro do contexto OpenRAN. Além disso, cumpriremos com a nossa missão de oferecer programas educacionais que preparem os profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação para os desafios de um mundo cada vez mais digital”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.