Delegação do Governo de Minas conhece polos indianos de indústrias eletrônicas
O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel e o Polo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações - PE-ET participaram no mês de outubro, entre os dias 10 e 18, da missão internacional do Governo de Minas Gerais realizada na Índia. Representou as duas instituições e professor Adonias Costa da Silveira.
FOTO: Dorothea Werneck (Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico), o governador Antônio Anastasia, Adonias Costa da Silveira (presidente do Polo de Excelência de Eletrônica e Telecomunicações) e Narcio Rodrigues (Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior)
A delegação que acompanhou o governador Antônio Anastasia visitou a capital Nova Deli e as cidades de Mumbai e Bangalore - esta última considerada o polo indiano das indústrias eletrônicas. Pelo governo, viajaram o secretário Narcio Rodrigues (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Sectes) e a secretária Dorothea Werneck (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Sede). Também fizeram parte da delegação o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; representantes da Cemig, Copasa, BDMG, entre outras entidades.
Entre os vários compromissos da viagem, o Governo de Minas firmou convênios com as autoridades indianas - principalmente acordos de cooperação técnica, científica e empresarial. A delegação visitou a Confederação Indiana da Indústria (Confederation of Indian Industry - CII) e algumas empresas, a maioria do segmento de tecnologia da Informação e comunicação (TIC). Destaque para a automobilística Tata Motors e a de informática Infosys.
Para o professor Adonias Costa da Silveira, presidente do Comitê Gestor do PE-ET, a viagem foi muito proveitosa. Ele relata que a Índia é um país surpreendente. Uma nação com 1,2 bilhão de habitantes, ruas repletas de pessoas, camelôs por todo lado, trânsito caótico - em que o motorista, em ruas estreitas, disputa passagem com os pedestres, vacas e até camelos, sem o uso de retrovisor e buzinando o tempo todo. É praticamente impossível para o visitante caminhar pelas ruas, por motivo da enorme quantidade de pedintes.
Mega-empresas
Mas, por outro lado, afirma o Professor, a missão do governo de Minas à Índia, chefiada pelo governador Antonio Anastásia, com surpresa, pôde conhecer um país com um impressionante desenvolvimento econômico. Um país dotado de aeroportos enormes e modernos, parques científicos e tecnológicos avançadíssimos, mega-empresas atuando em setores desde automóveis a tecnologia da informação e comunicação. Nos últimos 10 anos, o PIB cresceu cerca de 10% ao ano, quintuplicou a venda de produtos de biotecnologia, aumentou em 20 vezes a produção de componentes semicondutores, reduziu a taxa de analfabetismo de 67% para 37%. A missão do governo de Minas pôde, enfim, constatar um enorme potencial para parcerias nos diversos setores.
*Foto e texto: Divulgação/SECTES