No próximo dia 13 de outubro, a equipe do Inatel e-Sports estará em Brasília para disputar as finais presenciais dos Jogos Universitários Brasileiros - JUBs. A classificação foi conquistada após dois qualificatórios online em julho e a vitória decisiva nos playoffs de agosto, quando o Inatel venceu o UFU Saints e-Sports, da Universidade Federal de Uberlândia, por 2x0, e garantiu sua vaga nas quartas de final.
Representando Minas Gerais na modalidade Valorant, um dos jogos de tiro tático mais populares da atualidade, os atletas Guilherme da Silva Fernandes Almeida, Henrique Fonseca de Castro, João Carlos de Oliveira Mexias, Jordan Araujo Melo Lima e Ramirez Wallace Villela Santos da Silva enfrentarão o CAASO Hogs, da USP São Carlos, em uma disputa que promete ser acirrada.
Jordan Araujo Melo Lima, capitão do time de Valorant, compartilhou suas expectativas para a etapa final. “Eu jogo esse jogo desde o lançamento no Brasil. Representar o Inatel e Minas no JUBs significa muito. Saber que estamos entre as 8 melhores faculdades do Brasil mostra que nosso esforço e as horas dedicadas ao jogo não foram em vão. Chegar até aqui já é uma vitória, mas não vamos nos contentar apenas com a classificação, estamos indo para ganhar.”
Sobre a rotina de treinos, o capitão destacou a flexibilidade do time para se organizar. “Nossa rotina de treinos é adaptada conforme a disponibilidade de horários de cada um. Como temos aulas em diferentes momentos do dia, sempre que encontramos um horário comum, agendamos treinos. Além disso, recebemos convites para treinar com outros times por meio de um aplicativo que utilizamos”, explicou.
O papel dos e-Sports na educação
Atualmente com 60 atletas, o Inatel e-Sports compete em oito modalidades diferentes: Clash Royale, Counter Strike 2, EA FC, League of Legends (misto e inclusivo), Rocket League, Teamfight Tactics, Valorant (misto e inclusivo) e Wild Rift. Desde sua criação, em 2016, o time já conquistou títulos importantes em Campeonatos Universitários Mineiros e, agora, se prepara para sua terceira participação nas finais do JUBs de e-Sports.
Para o professor Renzo Mesquita, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software, a participação em equipes de jogos eletrônicos vai além do entretenimento e desenvolve habilidades importantes para o mercado de trabalho.
“O e-Sports trabalha muitas competências nos nossos alunos, principalmente no que tange a soft skills como trabalho em equipe, trabalho sob pressão e planejamento, habilidades que também são muito valorizadas no mercado de trabalho e essenciais para o Engenheiro moderno.”
O Inatel oferece uma arena dedicada no Laboratório CDG Hub, onde os alunos podem se integrar e realizar seus treinamentos. A estrutura do time é renovada a cada semestre, por meio de um novo processo seletivo. A gestão dos treinos e o acompanhamento das equipes ficam a cargo de um aluno manager especialista, que se encarrega de organizar e supervisionar todo o processo em colaboração com o coordenador geral do laboratório.