Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) acontecem na semana de 21 a 28 de outubro, em Salvador, BA. A tradicional competição envolve todos os estados em diversas modalidades esportivas, que são organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Há alguns anos a Confederação tem inseridos os jogos eletrônicos para se aproximar da realidade e preferência dos universitários e, em 2019, o Inatel foi classificado para representar o Estado de Minas Gerais na categoria e-sports.
O Instituto está competindo com cinco jogadores na categoria de League of Legends e com um pro player no FIFA. Para chegar ao JUBs, o instituto passou pela fase estadual no JUMs (Jogos Universitários Mineiros), derrotando universidades públicas e privadas. Para chegar à fase nacional, o time manteve uma rotina diária de 3 a 4 horas de treinamento, com análises de jogos e acompanhamento de um coach profissional.O Gerente do Time de E-sports do Inatel, Gabriel Claret, afirma que todos estavam ansiosos pela competição e que estão indo atrás de um sonho. “Estou tendo uma oportunidade única de realizar minha primeira viagem de avião, para representar não só o Inatel, mas o Estado de Minas em um campeonato nacional. Eu sempre quis ser jogador, desde pequeno, e viajar para campeonatos como esse e, poder fazer isso ainda na faculdade, representando o Inatel E-sports, é um privilégio” completa o Manager.
A modalidade e-Sports neste tipo de campeonato ainda é recente, porém, grandes times do cenário universitário como UFABC Storm, UnB Green Owls, entre outros, se encontram presentes, e o Inatel e-Sports está ali representando no mesmo nível que eles” declara o professor Renzo Mesquita, Coordenador do CDG Hub, centro de treinamento, desenvolvimento e aprendizagem de jogos eletrônicos do Inatel.
Toda a viagem para representar o Estado nos JUBs foi custeada pela Instituição, que investe e apoia o crescimento dos alunos que desejam seguir carreira tanto como players profissionais, como no desenvolvimento de games. E, segundo o vice-diretor do Instituto, Guilherme Marcondes, participar de equipes e competições universitárias de e-Sports pode trazer alguns benefícios para a formação acadêmica dos estudantes. “Uma das competências que são desenvolvidas é o trabalho em equipe que é sempre necessário em competições esportivas. Outro aspecto importante é a dedicação aos treinos, necessária para se obter bons resultados, que ajuda em sua disciplina. Outro ponto importante é o fato de se estimular a procura pelo conhecimento dos que gostam de jogos, identificando como os jogos são criados e desenvolvidos” diz Guilherme, que também coordena o curso de Engenharia da Computação.
“Conseguir bons resultados a fim de disputar campeonatos importantes como este, não é uma tarefa fácil. É necessário ficar sempre antenado nas oportunidades e novidades do cenário. Mas principalmente, exige muita dedicação e compromisso não só dos atletas, como também dos professores orientadores e alunos managers dos times para que o equilíbrio entre estudos de engenharia (que não é fácil) e os treinos aconteça da forma mais harmoniosa possível” enfatiza Renzo Mesquita, sobre todo esforço necessário para alcançar bons resultados e conciliar jogos e os estudos.
Este estímulo faz com que os estudantes busquem o conhecimento necessário não em virtude de alguma avaliação a que será submetido, mas pelo interesse em aprender a construir aquilo jogo que tanto o estimula. Por fim, poder representar a instituição em que estuda, pode fazer com que o estudante tenha mais vontade de ter bons resultados acadêmicos pela satisfação de “vestir sua camisa” conclui Guilherme.
Toda comunidade Inatel está atenta aos jogos e resultados e na torcida pelos competidores, que desde já podem ser considerados vitoriosos somente pela presença neste importante evento da categoria.