Inatel e Univás lançam pós-graduação em Tecnologias Disruptivas e Gestão em Saúde

Formação integrada prepara profissionais para os desafios da Saúde 4.0.

O setor de saúde vive um momento de transformação acelerada impulsionada pela inovação tecnológica. A fim de formar líderes preparados para atuar nesse novo cenário, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, em parceria com a Universidade do Vale do Sapucaí - Univás, lança a pós-graduação Tecnologias Disruptivas e Gestão em Saúde. 

Com abordagem interdisciplinar, o curso capacita profissionais para integrar novas soluções à gestão de instituições e serviços de saúde, reunindo bases técnicas, competências gerenciais e práticas de transformação digital que promovem eficiência, sustentabilidade e cuidado humanizado. 

Entre os temas de destaque estão inteligência artificial aplicada à medicina personalizada, Internet das Coisas (IoT), tecnologias móveis para monitoramento remoto, health analytics com big data e computação em nuvem. O conteúdo também inclui engenharia clínica, design thinking, experiência do paciente, nanotecnologia, engenharia genética, bioprinting e aplicações do metaverso na saúde. 

As aulas do curso contam com modelo flexível de ensino, com aulas ao vivo e gravadas, para revisão. Já as atividades práticas ocorrem conforme o formato escolhido pelo aluno: presenciais, no modelo híbrido, ou em formato de estudo dirigido assíncrono, com acompanhamento docente e atividades orientadas, no modelo 100% online. 

Destinado a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, gestores hospitalares, tecnólogos e profissionais de TI interessados em aplicar seus conhecimentos no campo da saúde, o curso alia conhecimento prático e visão estratégica para impulsionar carreiras em um setor cada vez mais digital. 

Localizado em Santa Rita do Sapucaí (MG), no Vale da Eletrônica, um dos principais polos de inovação do país, o Inatel é referência nacional em engenharia, pesquisa e desenvolvimento. A parceria com a Univás reforça o compromisso das instituições com a formação de profissionais preparados para os desafios e oportunidades da chamada Saúde 4.0. 

A primeira turma tem início em fevereiro de 2026, com duração de 12 meses. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site.