Inatel busca pesquisadores para publicação internacional sobre internet em áreas remotas

Pesquisador do Inatel integra corpo editorial de publicação internacional sobre internet para áreas remotas

O Inatel mais uma vez marca presença nas definições mundiais para a padronização do 5G, com atenção especial para a cobertura das áreas rurais e remotas, onde há uma lacuna de conectividade para a população, fazendas e empresas localizadas fora dos grandes centros urbanos. Dessa vez, o Coordenador do Centro de Referência em Radiocomunicações, Prof. Luciano Leonel Mendes, entrou para um seleto grupo de profissionais de todo o mundo, que concentra esforços para lançar uma revista científica sobre pesquisas para a conexão nesses locais afastados.

Segundo o professor, que também é membro do conselho editorial da publicação, “o objetivo do Periódico é agregar informações científicas referentes aos avanços tecnológicos em comunicações móveis para as áreas rurais. Com a intenção de agregar as mais recentes contribuições sobre o tema e permitir que os leitores saibam o que há de melhor em termos de resultados científicos para superar essa dificuldade, que é fornecer internet para as áreas distante dos centros urbanos” ressalta o pesquisador do Inatel.

A revista está em fase de chamada de trabalhos em todos os continentes, para atrair artigos científicos que contribuam com o esclarecimento e padronizações futuras para a introdução das novas tecnologias nas áreas com menos acesso. E a participação dos pesquisadores brasileiros será determinante para que o país acompanhe o restante do mundo e leve os avanços para todo o território nacional.

“Neste momento precisamos integrar os pesquisadores brasileiros, porque as definições que estão acontecendo sobre o 5G em áreas remotas e também para o 6G, vão depender dessas contribuições. E quanto maior for a participação nacional nessas discussões, melhores serão os resultados dessas tecnologias para o país, posteriormente” afirma o Prof. Luciano Leonel.

De acordo com o texto publicado pelo próprio periódico “as sociedades de amanhã enfrentam novos desafios em regiões rurais e remotas, caracterizadas por baixas densidades populacionais, baixo potencial de receitas e grandes distâncias dos aglomerados urbanos e serviços sociais”. O editorial cita ainda que o fornecimento de conectividade de banda larga fixa e móvel tem sido associado ao desenvolvimento sustentável pelas Nações Unidas.

A Revista Científica será publicada pela editora Frontiers, que reuniu um corpo editorial de peso, com profissionais mundialmente reconhecidos, focados nessas linhas de pesquisa.

O Inatel mantém a busca pelo desenvolvimento tecnológico para atender as demandas nacionais, como o acesso à internet para toda extensão territorial brasileira. E a participação nesse periódico de repercussão internacional, tanto no corpo editorial, como em publicações das pesquisas realizadas no Instituto, no Mestrado, Doutorado e centros de pesquisa, serão fundamentais para colaborar com as definições que vão alterar o modo de vida de milhões de pessoas.

Para submissão de artigos ou para conhecer a Revista, acesse:
https://www.frontiersin.org/research-topics/16899/bridging-global-broadband-divides-concepts-understanding-and-network-solutions