O laboratório gerou 45 novos postos de trabalho direto: competência brasileira exportada para todo o mundo
Recebidos pelo diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, e pelo vice-presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta Torres, ex-aluno do Inatel, a cerimônia de inauguração, ocorrida no dia 27 de outubro, contou com a presença do deputado federal Olavo Bilac Pinto, secretário de estado do Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, representando o governador Antônio Anastasia, do deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva, representando a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, do professor Evaldo Ferreira Vilela, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, representando o deputado federal Narcio Rodrigues da Silveira, secretário, o presidente em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig e seu diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Policarpo Gonçalves de Abreu, o diretor de Planejamento e Gestão da Fapemig, Paulo Kleber Duarte Pereira, o diretor de P&D da Ericsson, Dirceu Silva, o gerente de Desenvolvimento de Software, Luciano Araújo, ex-aluno do Inatel, e o responsável por Relacionamento Corporativo da Ericsson, Edvaldo Santos.
Antecedendo ao descerramento da placa comemorativa, o professor Marcelo Marques destacou a importância desse projeto. "A parceria entre Inatel, Governo de Minas e Ericsson é de longa data. Essas três instituições fortalecem a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em Minas Gerais e, juntas, são a mais clara manifestação da tríplice hélice, com o Governo, a Academia e a Indústria gerando o desenvolvimento econômico que leva ao desenvolvimento social", disse.
O secretário adjunto da SECTES, Evaldo Vilela, comentou sobre o montante investido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em IPTV no Inatel, sendo R$ 4 milhões alocados pela Ericsson e outros R$ 4 milhões pelo governo mineiro. "Representa para o governo um investimento em talento, em conhecimento, em geração de emprego de qualidade e geração de renda, riqueza para Minas Gerais."
O vice-presidente da Ericsson, Eduardo Ricotta, enfatizou o investimento em pessoas. "Eu acredito muito na capacidade do brasileiro para desenvolver software e nós como indústria, escola, governo temos que aproveitar todo esse recurso de talentos para exportar inteligência. Desenvolver software de IPTV para todo o mundo. Hoje a Ericsson tem presença em 185 países e todo esse trabalho, todo esse desenvolvimento sai aqui de Santa Rita do Sapucaí."
Para Guilherme Augusto Barucke Marcondes, gerente de desenvolvimento de software do Inatel Competence Center, núcleo do Inatel responsável por transferência de tecnologia ao mercado, "Este projeto proporciona uma ótima oportunidade de profissionais e estudantes da região estarem em contato com o desenvolvimento de produtos de Telecom em linha com o que há de mais novo no mundo. Além disto, é conhecimento brasileiro sendo entregue na forma de produtos de software para diversos países. São empregos e estágios de alto nível para profissionais e estudantes da região."