Atualizado com esta nova demanda de mercado, o Inatel inaugurou, no dia dois de maio, um laboratório de FTTx, em parceria com a empresa Rosenberger Domex. O espaço conta com toda a infraestrutura necessária para capacitar os alunos do Inatel a trabalharem com a nova tecnologia.
De acordo com o gerente de educação continuada do Inatel Competence Center (ICC), André Abbade, o novo laboratório permitirá a realização de testes e demonstrações completas de funcionamento da rede FTTx. "No laboratório o aluno terá contato direto com diversas tecnologias utilizadas em redes ópticas atuais, como por exemplo, GPON e SDH e poderá fazer os testes com OTDR, medidores de potência, entre outros", explica.
André Abbade comenta que o setor de Fiber To The Home deve ter um grande crescimento, o que vai exigir cada vez mais profissionais capacitados. "Esta tecnologia é a que melhor atende às necessidades dos usuários de banda larga atualmente no mundo. No Brasil, a previsão para os próximos anos é ter um crescimento muito grande de projetos e demanda por especialistas nesta área", conta.
PARCERIA
Os equipamentos do laboratório, como DGOs, caixas de emenda, splitters, caixas de distribuição, cordões ópticos, entre outros, foram doados pela Rosenberger Domex, empresa mundial que fabrica componentes de redes ópticas.
O gerente geral da Rosenberger, José Antônio Araújo, afirma que a parceria com o Inatel visa contribuir para que os profissionais se formem com visão geral sobre as novas tecnologias do mercado. "No país, este é o primeiro laboratório da Rosenberger em uma instituição de ensino para capacitação na tecnologia FTTx. O objetivo é formar profissionais para atender as necessidades que a Rosenberger e o mercado nacional vão precisar no futuro", diz.