Foi inaugurado na tarde de quarta-feira, dia 13 de novembro, o novo Laboratório de Telefonia do Inatel. Na ocasião a empresa Leucotron doou centrais telefônicas e terminais digitais para ampliar a realização de experimentos práticos. A estrutura irá possibilitar a integração com o Laboratório de Redes e Comunicações Digitais, ampliando os tipos de experiências a serem realizadas. Esta parceria trará contribuições na formação dos alunos, no que diz respeito ao setor de telefonia, preparando-os ainda mais para o mercado de trabalho.
De acordo com o Diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques a doação desses equipamentos irá proporcionar aos alunos da instituição o aprimoramento na área. "A Parceria do Inatel com a Leucotron começou desde a fundação da empresa em 1983 e que hoje se tornou uma das maiores empresas de Santa Rita do Sapucaí, além de ser uma das empresas bem mais conceituadas do nosso país dentro do segmento de comutação privada de pequeno e médio porte. Nesse momento queremos marcar a doação pela Leucotron ao Inatel de dois equipamentos ultramodernos, duas centrais telefônicas que passam a integrar o nosso laboratório. Agradecemos essa doação, pois ela proporciona ao Instituto continuar a criar diferenciais para a formação de nossos alunos",diz.
Marcos Goulart Vilela, sócio fundador da Leucotron, destacou a importância do Inatel para a fundação da empresa. "Para nós da Leucotron, é um momento muito especial, pois foi aqui no Inatel que aprendemos e criamos a nossa base e a base para a empresa. Hoje queremos retribuir o quer recebemos aqui e ajudar na formação dos novos alunos", relata Marcos.
Ainda como parte das ações que marcaram a inauguração, os alunos puderam assistir a uma palestra do ex-aluno, gerente de Produto da Leucotron, Vinícius Soares da Silveira, sobre Aplicações Práticas e Tendências em Comunicações Corporativas.
Os equipamentos
Os equipamentos da Leucotron foram alocados no Laboratório de Telefonia do Inatel. Foram disponibilizadas duas centrais PABX Ision IP 2000R, além de terminais digitais. Esses equipamentos irão permitir aos alunos o estudo e experiências em redes de telefonia convencional e IP. A intenção é a configuração de uma central como sendo pública e a outra privada. Existirão duas redes de transportes distintas interligando as duas centrais, sendo uma PDH com um enlace de rádio operando em 8GHz e uma óptica com transporte SDH STM-1. Os alunos poderão configurar os parâmetros relativos às centrais e também aos troncos de transmissão E1, reproduzindo um cenário próximo da realidade. Será possível abordar assuntos referentes ao acesso de telefonia fixa e IP (tráfego de voz), o estudo de redes de transporte PDH e SDH, o estudo de sinalização entre centrais (R2D e SS#7) com o auxílio de analisadores de protocolo.