O último torneio em que os times do Inatel participaram ocorreu na cidade de Campanha. A 54ª Olimpíada Campanhense terminou no dia nove de setembro e a equipe de handebol do Inatel venceu a disputa nesta modalidade. O time de basquete do Instituto também alcançou um bom resultado e terminou os jogos em terceiro lugar.
De acordo com o aluno Murilo Érico de Oliveira Francesquini do 3º período de Engenharia Biomédica participar de campeonatos é importante para divulgar a instituição em outras localidades e incentivar a movimentação esportiva no Instituto. "Com os resultados positivo do handebol, a gente tem conseguido uma maior adesão dos alunos nos times do Inatel", disse.
Este ano as equipes do Inatel participaram também de outras competições regionais, como a participação na Copa Alterosa de Futsal e em um torneio universitário em Itajubá, organizado pela Unifei, em que a equipe de basquete foi campeã e o time de futsal do Inatel ficou em segundo lugar. "O Inatel tenta, cada vez mais, apoiar a formação dos alunos, também com o incentivo da prática esportiva", afirma Eduardo Ribeiro, professor de Educação Física do Instituto.
Além das equipes que representam o Inatel em competições, os alunos têm oportunidade de utilizar as instalações esportivas para praticarem atividades físicas e dar início à prática do esporte que mais lhe interessar. De acordo com Eduardo Ribeiro, em todo início de semestres são feitas as chamadas "peneiras", ou seja, testes para avaliar o nível de condicionamento técnico e tático do aluno nas modalidades. Se o estudante for aprovado, ele passa a fazer parte da equipe representativa do Inatel. "Caso o estudante não entre direto na equipe ele pode optar por fazer aulas de educação física, disponíveis nas modalidades, de uma forma não competitiva", explica.
Os alunos do Instituto que não fazem parte das equipes oficiais que representam a instituição podem praticar esportes como natação, basquete, vôlei, futsal, futebol, tênis e handebol e contam também com academia. "A ideia é que o aluno se forme com consciência da importância da atividade física. Eu sempre falo que é como um remédio. Você começa agora, mas utiliza os efeitos positivos no futuro", comenta Eduardo.