Inatel inicia cursos de Windows Phone em parceria com a Nokia

Entre os dias 9 e 13 de setembro, alunos, bolsistas e especialistas do Inatel participaram de uma capacitação em Windows Phone (WP) promovida pelo Instituto Nokia de Tecnologia. No curso, os participantes aprenderam a desenvolver aplicativos para a plataforma WP e tiveram a oportunidade de publicar os apps desenvolvidos por eles durante o curso na loja de aplicativos da Microsoft.

No curso, os participantes aprenderam a desenvolver apps para Windows PhoneA capacitação ocorreu no Centro de Desenvolvimento e Inovação para Aplicativos do Inatel, que tem apoio da Nokia. O curso faz parte da parceria entre Nokia, Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e Inatel que teve início no ano passado quando foi ministrado o primeiro curso de WP na instituição.

De acordo com Andrea Pivoto Patta, gerente do projeto Nokia e Inatel, a parceria nos cursos demonstra a confiança que a Nokia e INdT têm no Instituto. "Ter parceiros como o INdT e Nokia é de fundamental importância para a instituição", diz.

Em breve, serão oferecidos cursos de Windows Phone para o público externo.

Mercado em crescimento

O mercado de desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone deve crescer cada vez mais, impulsionado pela compra da Nokia pela Microsoft. É o que aponta um relatório da consultoria em tecnologia IDC divulgado no final de agosto. Segundo o levantamento, o sistema Windows Phone deve atingir uma fatia de mercado de 10,2% em quatro anos.

Outro fator que deve impulsionar o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Windows Phone no Brasil é a determinação do Ministério das Comunicações que exige que os fabricantes de smartphones beneficiados pela chamada "Lei do Bem" ofereçam pelo menos 50 apps brasileiros até o final de 2014, para que os aparelhos de até R$ 1.500 tenham isenção de PIS e COFINS.

Inatel e Apps

Atualizado com as novas demandas do mercado de aplicativos para dispositivos móveis, o Inatel pretende se consolidar cada vez mais como prestador de serviços de desenvolvimento e testes de apps, setor que atualmente corresponde a 10% da receita do Inatel com serviços. Para atender às novas demandas, o Instituto aposta em parcerias com multinacionais de tecnologia, como é o caso das ações em conjunto com Nokia e Qualcomm.

Atualmente, o Inatel possui um laboratório para a realização de testes em aplicativos para dispositivos móveis, instalado no Inatel Competence Center. Em menos de um ano, a equipe de desenvolvimento do laboratório testou cerca de 200 aplicativos de diversas categorias. Recentemente, os investimentos da instituição no mercado de aplicativos foram destaque em matéria do Mobile Time, que citou a importância das parcerias e a intenção do Inatel em atender diversos clientes e mercados.