As aulas contaram com 35 alunos e foram ministradas pelo assessor de planejamento acadêmico e avaliação, professor José Geraldo de Souza. O professor explica que a intenção dos cursos é melhorar o desempenho dos monitores, tanto em atividades de aulas teóricas como em aulas práticas. Por isso, a partir do ano que vem, além do programa de capacitação, haverá também atividades de treinamento técnico, para o manuseio de instrumentos utilizados nos laboratórios. "Dando condições para eles realizaram um trabalho mais qualificado e de mais qualidade, o Instituto está reconhecendo que a atividade deles é importante dentro do projeto de educação do Inatel", relata.
O aluno Guilherme Henrique da Silva, do 2º Período de Engenharia de Telecomunicações começará a ministrar monitoria no semestre que vem, o estudante conta que, devido ao treinamento, terá a possibilidade de ganhar experiência antes de começar as atividades, o que contribui com a qualidade das aulas. "O curso é bom porque te prepara antes de começar a dar aula, após o que foi passado no treinamento, espero construir boas aulas", disse.
Estudantes que já são monitores, também participaram da atividade. Diego Vieira Pereira, aluno do 3º Período de Engenharia Biomédica, realiza monitoria há dois semestres. O aluno afirma que o curso "é bem interessante porque geralmente o monitor vinha sem preparação, eu mesmo sentia muita dificuldade porque não tinha nenhuma instrução. Para o pessoal que entrará agora é ainda mais importante porque eles já vão adquirir certa experiência com a capacitação".