Inatel irá auxiliar ISPs na concorrência do Leilão 5G

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1O Inatel acaba de firmar uma parceria com o consórcio de ISPs (provedores de serviços de internet), aglomerado de empresas que está se juntando para concorrer a algumas faixas de frequência no Leilão 5G. A instituição irá prestar um serviço consultivo para auxiliar o consórcio a definir a estratégia de participação do Leilão, previsto para acontecer ainda este ano.

De acordo com o gerente executivo de Educação Continuada do Inatel, Fred Trindade, que irá coordenar as ações, esse primeiro trabalho consiste em um levantamento de dados para que o consórcio possa definir o investimento necessário e as alternativas tecnológicas possíveis, não só para cumprir as exigências do Edital de 5G como também para a obtenção de uma cobertura nacional. “É um novo segmento de serviços do Inatel, que pode se desdobrar ainda em outras possibilidades de apoio, como uma consultoria para a construção desta nova rede, incluindo a definição das tecnologias a serem adotadas, as funções de rede necessárias para atingir os segmentos desejados, a forma de integração entre as ISPs, entre outras demandas”, explica.

A intenção do consórcio de ISPs ao participar do leilão é se tornar uma grande operadora de rede neutra, integrando todos os provedores regionais. Até agora, 250 ISPs formalizaram adesão ao projeto e há outros 1,6 mil provedores analisando a proposta.

Para o diretor-executivo do consórcio, Rudinei Gerhart, é chegada a hora de termos no Brasil uma verdadeira integração da iniciativa privada, nesse caso representada pelos ISPs, com a Academia, representada pelo Inatel, e o Governo. Segundo ele, isso é o que estabelece a inovação em países desenvolvidos. “O 5G é uma plataforma para inovação de aplicações e o desenvolvimento de inovação requer integrações como essa. Telecomunicações é um tema de soberania tecnológica. Precisamos discutir e oferecer alternativas de uma operadora brasileira para os brasileiros”, destacou.