A comunidade do Inatel lamenta o falecimento do professor Arthur François de Gruiter, ocorrido na manhã desta terça-feira, 6 de setembro. Ex-aluno da instituição, formado na turma de 1968, atuou como professor nas disciplinas de Eletrônica Básica e Eletricidade e Circuitos Elétricos de 1971 a 2007, quando se aposentou.
Natural da Ilha de Java, na Indonésia, François veio para o Brasil aos 18 anos, acompanhado da família que buscava melhores condições de vida, após uma série de infortúnios passados durante a guerra. Com o apoio do serviço de imigração, conseguiu um emprego na cidade mineira de João Monlevade, para trabalhar como operário. Lá ouviu falar da Escola Técnica de Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí, onde resolveu iniciar seus estudos.
Formou-se na ETE e depois no Inatel e passou então a dedicar-se a docência. Foi professor na ETE, no Inatel e na EFEI, em Itajubá, sendo sempre muito querido pelos alunos e por todos com quem conviveu. Constituiu uma belíssima família ao lado da senhora Maria Aparecida Cássia de Gruiter, com quem teve três filhos: André, Arthur e Adrienne, que atua como colaboradora na Seção de Registros Acadêmicos do Inatel.