Inatel leva conhecimento e inovação para Futurecom

Especialistas da instituição, referência na formação de profissionais em TIC, debaterão temas em alta durante Congresso do maior evento do setor da América Latina. Soluções inovadoras em 5G, IoT e Cidades Inteligentes também serão apresentadas

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel é referência na formação de profissionais, em pesquisa, desenvolvimento e inovação e levará toda sua expertise para o Futurecom 2023. O maior evento do setor de Tecnologia da América Latina ocorre de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo, das 10h às 20h. 

Os especialistas do Inatel terão grande participação no Congresso do Futurecom, em temas como 5G e 6G, cibersegurança, conectividade, transformação digital, cidades inteligentes e, claro, a formação de profissionais para atender a alta demanda do mercado de TIC. Um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologias Digitais (Brasscom) indica que, até 2025, o mercado vai abrir quase 800 mil vagas na área de tecnologia. Mas a perspectiva é de formação de 50 mil profissionais por ano. O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, falará sobre esse assunto, os impactos da transformação digital e a formação diferenciada que o mercado precisa, no painel Professionals of Future: como vencer o gap global de profissionais de TIC e os skills mais desejados até 2025, no auditório 1 do FutureCongress, às 9h30, no dia 4 de outubro. O vice-diretor do Inatel, Guilherme Marcondes, será host do Futurecom Educação, também na quarta-feira, dia 4, às 14h.

"O Futurecom é um importante evento que oferece a oportunidade de não apenas compartilhar nosso conhecimento e inovações, mas também nos conecta com colegas e parceiros que estão moldando o futuro da tecnologia”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

Além de formar profissionais, o Inatel desenvolve projetos de inovação e está à frente das pesquisas da atual e da futura rede de comunicações móveis, que serão temas de painéis na quinta-feira, dia 5 de outubro. No período da manhã, às 9h45, o gerente de Treinamento e Consultoria do Inatel, Frederico Trindade, participa do debate Usos de frequência do 5G, os novos entrantes, as decisões (e desdobramentos) em torno dos 700MHz, no auditório 2 do FutureCongress. Às 14h30, no FutureGov, o secretário-ajunto do Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G, Henry Rodrigues, participará da discussão sobre Conectividade e os impactos na economia e questões socioambientais. Às 16h, no FutureCongress, a pesquisadora do Centro de Referência em Radiocomunicações, Daniely Gomes Silva, estará na plenária que vai tratar do Futuro descentralizado e como será a conectividade e seus desdobramentos na próxima geração.

Imagem de artigo de Notícias - Foto 2No stand H46, terão soluções desenvolvidas pelo Inatel em 5G, IoT e Cidades Inteligentes. O 5G in a Box é uma mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade. É ideal para quem necessita de uma rede móvel privativa, com demandas especiais de segurança, desempenho e custo ou frequência de operação específica para aplicações em localidades onde o sinal das operadoras convencionais não chega, ou a clientes que desejam criar sua própria rede. A solução, feita em parceria com RNP e o MCTI, está em processo de transferência para o mercado.

Dentro das soluções para Cidades Inteligentes, haverá a demonstração de um miniposte de luz com a solução automatizada de iluminação pública, que já está em aplicação em três municípios brasileiros, dentro de um projeto financiado pelo BNDES. A solução faz a leitura da luminosidade local para o acionamento e desligamento das lâmpadas, além da leitura de potência consumida da rede. Todas as informações coletadas serão gravadas e a análise dos dados feita por uma plataforma de analytics. Esse case será apresentado no FutureGov, no dia 4 de outubro, às 16h30, pelo coordenador do projeto Leonardo Maia.

O Inatel possui um Centro de Segurança Cibernética do Inatel – CxSC, criado com o objetivo de desenvolver e popularizar a cultura da cibersegurança na sociedade brasileira, com atuação em diferentes áreas como educação, certificação, capacitação, pesquisa aplicada e serviços relacionados à temática. O coordenador-adjunto do CxSC, Guilherme Aquino, será mediador de dois painéis no auditório 2 do FutureCongress, dia 4. Às 9h30: Cybersegurança para o consumidor final e o papel social de Telecom, às 11h: Segurança cibernética: como convencer a liderança a investir na prevenção?. Também, no mesmo dia, às 17h, se apresentará no palco do FutureGov, no painel Cidades Conectadas e a cybersegurança: internet pública fonte de inseguranças.

Os impactos de toda essa Transformação Digital na sociedade também estarão em debate no Futurecom 2023. O pesquisador do Inatel e coordenador do ICT Lab, Antônio Marcos Alberti, falará sobre este tema no dia 4/10, às 11h, na arena Aplicações Industriais, na palestra Sinergia entre homens e máquinas: Como a tecnologia pode nos tornar mais humanos na era da Transformação Digital?

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Ponto de Encontro de Ex-alunos
O Futurecom é um evento que reúne vários profissionais formados pelo Inatel, que atuam em grandes empresas do mercado de TIC. O reencontro é marcado por muita nostalgia e networking. Pelo segundo ano consecutivo, haverá homenagem a egressos e profissionais do setor, que receberão a Comenda da Associação de Diplomados do Inatel – AdInatel, na quarta-feira, às 17h, na arena Future Agro. E ainda tem o tradicional Encontro de Ex-alunos. Clique na imagem para saber mais.