Especialistas da instituição, referência na formação de profissionais em TIC, debaterão temas em alta durante Congresso do maior evento do setor da América Latina. Soluções inovadoras em 5G, IoT e Cidades Inteligentes também serão apresentadas
O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel é referência na formação de profissionais, em pesquisa, desenvolvimento e inovação e levará toda sua expertise para o Futurecom 2023. O maior evento do setor de Tecnologia da América Latina ocorre de 3 a 5 de outubro, no São Paulo Expo, das 10h às 20h.
Os especialistas do Inatel terão grande participação no Congresso do Futurecom, em temas como 5G e 6G, cibersegurança, conectividade, transformação digital, cidades inteligentes e, claro, a formação de profissionais para atender a alta demanda do mercado de TIC. Um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologias Digitais (Brasscom) indica que, até 2025, o mercado vai abrir quase 800 mil vagas na área de tecnologia. Mas a perspectiva é de formação de 50 mil profissionais por ano. O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, falará sobre esse assunto, os impactos da transformação digital e a formação diferenciada que o mercado precisa, no painel Professionals of Future: como vencer o gap global de profissionais de TIC e os skills mais desejados até 2025, no auditório 1 do FutureCongress, às 9h30, no dia 4 de outubro. O vice-diretor do Inatel, Guilherme Marcondes, será host do Futurecom Educação, também na quarta-feira, dia 4, às 14h.
"O Futurecom é um importante evento que oferece a oportunidade de não apenas compartilhar nosso conhecimento e inovações, mas também nos conecta com colegas e parceiros que estão moldando o futuro da tecnologia”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.
Além de formar profissionais, o Inatel desenvolve projetos de inovação e está à frente das pesquisas da atual e da futura rede de comunicações móveis, que serão temas de painéis na quinta-feira, dia 5 de outubro. No período da manhã, às 9h45, o gerente de Treinamento e Consultoria do Inatel, Frederico Trindade, participa do debate Usos de frequência do 5G, os novos entrantes, as decisões (e desdobramentos) em torno dos 700MHz, no auditório 2 do FutureCongress. Às 14h30, no FutureGov, o secretário-ajunto do Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G, Henry Rodrigues, participará da discussão sobre Conectividade e os impactos na economia e questões socioambientais. Às 16h, no FutureCongress, a pesquisadora do Centro de Referência em Radiocomunicações, Daniely Gomes Silva, estará na plenária que vai tratar do Futuro descentralizado e como será a conectividade e seus desdobramentos na próxima geração.
No stand H46, terão soluções desenvolvidas pelo Inatel em 5G, IoT e Cidades Inteligentes. O 5G in a Box é uma mini operadora capaz de criar uma rede móvel particular dentro de uma propriedade. É ideal para quem necessita de uma rede móvel privativa, com demandas especiais de segurança, desempenho e custo ou frequência de operação específica para aplicações em localidades onde o sinal das operadoras convencionais não chega, ou a clientes que desejam criar sua própria rede. A solução, feita em parceria com RNP e o MCTI, está em processo de transferência para o mercado.
Dentro das soluções para Cidades Inteligentes, haverá a demonstração de um miniposte de luz com a solução automatizada de iluminação pública, que já está em aplicação em três municípios brasileiros, dentro de um projeto financiado pelo BNDES. A solução faz a leitura da luminosidade local para o acionamento e desligamento das lâmpadas, além da leitura de potência consumida da rede. Todas as informações coletadas serão gravadas e a análise dos dados feita por uma plataforma de analytics. Esse case será apresentado no FutureGov, no dia 4 de outubro, às 16h30, pelo coordenador do projeto Leonardo Maia.
O Inatel possui um Centro de Segurança Cibernética do Inatel – CxSC, criado com o objetivo de desenvolver e popularizar a cultura da cibersegurança na sociedade brasileira, com atuação em diferentes áreas como educação, certificação, capacitação, pesquisa aplicada e serviços relacionados à temática. O coordenador-adjunto do CxSC, Guilherme Aquino, será mediador de dois painéis no auditório 2 do FutureCongress, dia 4. Às 9h30: Cybersegurança para o consumidor final e o papel social de Telecom, às 11h: Segurança cibernética: como convencer a liderança a investir na prevenção?. Também, no mesmo dia, às 17h, se apresentará no palco do FutureGov, no painel Cidades Conectadas e a cybersegurança: internet pública fonte de inseguranças.
Os impactos de toda essa Transformação Digital na sociedade também estarão em debate no Futurecom 2023. O pesquisador do Inatel e coordenador do ICT Lab, Antônio Marcos Alberti, falará sobre este tema no dia 4/10, às 11h, na arena Aplicações Industriais, na palestra Sinergia entre homens e máquinas: Como a tecnologia pode nos tornar mais humanos na era da Transformação Digital?
Ponto de Encontro de Ex-alunos
O Futurecom é um evento que reúne vários profissionais formados pelo Inatel, que atuam em grandes empresas do mercado de TIC. O reencontro é marcado por muita nostalgia e networking. Pelo segundo ano consecutivo, haverá homenagem a egressos e profissionais do setor, que receberão a Comenda da Associação de Diplomados do Inatel – AdInatel, na quarta-feira, às 17h, na arena Future Agro. E ainda tem o tradicional Encontro de Ex-alunos. Clique na imagem para saber mais.