Ao todo, quatro cursos foram disponibilizados e aulas serão realizadas de forma presencial
O programa Inatel Maker abriu inscrições para quem quer garantir certificados de habilitação em diversas áreas da tecnologia. O projeto tem como objetivo capacitar profissionais da área de tecnologia que queiram utilizar o Laboratório de Ideação e o Fab Lab. A iniciativa realizada pelos laboratórios tem o apoio da Sibratecshop, da SolidWorks e do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel.
Foram abertas turmas para os cursos de Fundamentos de Impressão 3D, Fundamentos de Corte a Laser, Fundamentos de Controle Numérico Computadorizado (CNC) e Fundamentos de Eagle. As aulas serão de forma presencial no Laboratório de Ideação do Inatel e as inscrições podem ser feitas pelo site do programa.
Segundo o responsável pelo Fab Lab e Inatel Maker, Raphael Cardoso, as atividades são disponibilizadas para pessoas de dentro e fora do Inatel. “Os cursos do Inatel Maker são abertos para toda comunidade interna e externa. Vale ressaltar que alunos, pesquisadores, professores e funcionários do Inatel possuem um super desconto. E os alunos da ETE também podem desfrutar do mesmo benefício dos alunos do Inatel”, conta.
Em maio, o Inatel Maker irá fornecer o curso de Fundamentos de Impressão 3D. As atividades terão foco no processo de fabricação por filamento fundido (FDM), e serão apresentados os processos de manufatura por subtração, modelagem e adição, com ênfase nos processos de prototipagem por adição, baseados em materiais líquidos, sólidos e em pó. As aulas vão mostrar o princípio de adição por camadas e os tipos de equipamentos para impressão 3D.
Também em maio, será ministrado o curso de Fundamentos de Corte a Laser. No curso, os alunos aprenderão sobre o princípio de sublimação e os tipos de equipamentos para corte a laser, além de conhecer mais sobre os materiais utilizados para a atividade e suas características, como a durabilidade, superfície, detalhes e aplicação.
Em junho, o Inatel Maker irá realizar o curso de Fundamentos de Controle Numérico Computadorizado (CNC). As aulas vão ensinar a programação e usinagem em fresadoras, com o objetivo de otimizar o projeto e a fabricação na indústria.
Ainda em junho, será aberta a primeira turma do ano, para o curso de Fundamentos de Eagle. A modalidade irá apresentar os conceitos básicos que definem um circuito impresso e como criar projetos no esquemático, averiguando possíveis erros elétricos.
Raphael aponta que os cursos são baseados em projetos que poderão ser prototipados nos diversos equipamentos de fabricação digital do laboratório. “Os cursos oferecem uma experiência imersiva com as tecnologias CAD/CAM e CNC, que são a base tecnológica para o conceito de manufatura avançada. Uma bagagem importante para os profissionais da indústria digital, e uma experiência que vai desenvolver o design attitude nos profissionais de projetos de produto”, afirma.