De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, a Inovatec cumpriu seus objetivos. "O evento já é uma referência para o Brasil. Fomentamos a interlocução entre empresas de grande porte e entidades. Além disso, fortalecemos o conceito de inovação, que tem um papel estratégico tanto para o mercado quanto para as instituições de pesquisa", disse o secretário, adiantando que a sexta edição da Inovatec já está sendo programada para o próximo ano.
O Inatel foi uma das entidades presentes e teve bastante notoriedade durante a Inovatec. O especialista do Inatel Competence Center - ICC, Leandro Guerzoni, disse que o novo formato interativo da feira facilitou as parcerias promovidas pelas rodadas de negócios. "Tivemos a oportunidade de interagir com entidades francesas e de discutir novas possibilidades tecnológicas. O resultado foi extremamente positivo".
Da mesma forma, o Vale da Eletrônica esteve representando com a participação de sete empresas. A secretária executiva do APL Eletrônico do Sindvel, Daniela Saccardo, disse que a feira foi oportunidade das empresas divulgarem seus produtos e, assim, discutir novas ideias. "O formato interativo da Inovatec fomentou a interlocução com empresas de diversos setores. Acreditamos ainda na possibilidade de novos negócios após o evento", disse.
Consumo
Se por um lado a Inovatec agradou com seu formato interativo, possibilitando o intercâmbio de informações e a integração entre as empresas e as entidades de pesquisa, por outro encantou o público com a diversidade de protótipos e projetos inovadores em diversas áreas. De equipamentos para inclusão social a carro elétrico, a feira deu o tom, na prática, do que é inovação e de como ela está, cada vez mais, próxima das pessoas.