Saúde e tecnologia caminham cada vez mais juntas e o Inatel, reconhecido por sua excelência acadêmica e sua contribuição para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, estará no principal evento da área da saúde da América Latina, a Hospitalar 2023, que ocorre em São Paulo, de 23 a 26 de maio.
O Inatel é uma das primeiras instituições de ensino a formar engenheiros biomédicos no Brasil, com curso de graduação desde 2010 e também pós-graduação, além de atuar em projetos de desenvolvimento e inovação voltados para a tecnologia da saúde, que serão apresentados em diversas oportunidades no evento.
No estande A122 e A124, os visitantes poderão receber informações sobre os cursos do Inatel e conferir alguns dos projetos desenvolvidos pelo laboratório e-Health e também pela área de inovação em hardware e software, com apoio da EMBRAPII. Um desses projetos é o sensor e estimulador neural sem bateria, em fase de desenvolvimento em parceria com a Foxconn, para controle de próteses e estímulo de nervos periféricos.
Fórum de Inovação e parceria
O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, estará no Hospitalar na terça-feira, dia 23, e também irá participar do 4º Fórum de Inovação Anbiotec Brasil, às 14h30, que vai reunir representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), INMETRO, Fiocruz, Sebrae, BNDES, APEX Brasil, Finep e EMBRAPII. No evento, será realizada a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Anbiotec Brasil e o Inatel na busca por parcerias para soluções em Saúde e Biotecnologia, nas áreas de Conectividade 5G/6G, Indústria 4.0, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT).
“A participação do Inatel na Hospitalar 2023 fortalecerá sua posição como referência na formação de profissionais qualificados e sua contribuição em tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida das pessoas e impulsionar a transformação digital na área da saúde”, afirma o diretor Carlos Nazareth Motta Marins.
Redes privadas 5G e aplicações em 6G para a saúde
Na sexta-feira, dia 26, o Inatel estará na sessão da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), que vai debater como as plataformas colaborativas e os ambientes de inovação vinculados à academia estão impulsionando a tecnologia em saúde. O gerente executivo de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Inatel, Henry Rodrigues, vai falar sobre o impacto das tecnologias 5G e 6G para o setor da saúde, com destaque para as redes privativas. O painel, marcado para às 17h10, terá a mediação do coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Fabiana Valias de Carvalho.
Confira aqui as soluções e inovações do Inatel na área da saúde.