Estudantes têm acesso às mais modernas tecnologias em engenharia
Pelo sexto ano consecutivo, o Inatel realiza o programa de Iniciação à Engenharia, conhecido como PZero (Período Zero), oferecido aos alunos que iniciarão os estudos oficiais somente no segundo semestre.
O PZero tem como objetivo preencher o semestre ocioso que os novos alunos têm até o início das aulas em julho, com atividades de ciências básicas, técnicas, de empreendedorismo e comportamentais, totalmente gratuitas.
O programa começou no dia primeiro de março e se estenderá até maio. Durante este período, os 22 participantes terão um cronograma que inclui visitas técnicas a empresas do Vale da Eletrônica, como Linear, Sense, MCM e Cirvale, minicursos em diversas áreas, atividades esportivas, workshops, palestras e oficinas, além de aulas de reforço de matemática e física, esta última uma novidade introduzida pelo programa em 2010. Essas aulas, como explica o idealizador do PZero, o presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo, professor Carlos Nazareth Motta Marins, têm o intuito de nivelar o conhecimento dos participantes e facilitar o acompanhamento das disciplinas no início do curso. A programação inclui atividades diárias durante toda a semana.
O programa é coordenado pela Comissão Permanente do Processo Seletivo, que conta com o auxílio de alguns dos núcleos internos de apoio ao aluno do Inatel, como o Núcleo de Orientação Educacional (NOE) e o Núcleo de Empreendedorismo (NEmp), além do Inatel Competence Center, interface do Inatel com o mercado, atuando no desenvolvimento de tecnologias.
Além ocupar de forma produtiva o tempo desses estudantes, a proposta do PZero é também promover a integração dos participantes com os demais alunos e funcionários e familiarizá-los ao dia a dia da instituição. Os “PZero” podem participar de todos os demais programas oferecidos aos alunos, como o Concurso Melhores Planos de Negócio e o Programa de Milhagem, desenvolvidos pelo NEmp, entre outros. Porém, não têm que comprovar rendimento escolar.
Minicurso de Engenharia Biomédica e workshop de Internet
A programação das atividades oferecidas aos participantes inclui o que há de mais atual na área tecnológica ligada à engenharia. Assim, outras novidades do programa em 2010 são o minicurso de Engenharia Biomédica e o workshop sobre Internet, com foco em Realidade Virtual. Os participantes terão ainda minicurso de Introdução a Telecomunicações, TV digital, Introdução a Redes, Fibra Óptica e Comunicações Móveis. Também estão programados minicursos nas áreas de Liderança e Empreendedorismo e uma Oficina de Física, que trabalha experimentos práticos realizados com materiais recicláveis.
O nome do programa é uma alusão aos períodos dos cursos na instituição, nomeados pelos próprios estudantes de P1, P2, P3 (primeiro período, segundo período, terceiro período e assim sucessivamente até P10, último período).