É o sexto ano consecutivo que o Instituto tem representantes no intercâmbio
Mais uma vez o Inatel está presente no curso intensivo de Engenharia Biomédica da University of Applied Sciences de Wilhelmshaven, na Alemanha, que está sendo realizado até sábado, dia 25 de setembro. É a sexta vez que o Instituto participa do intercâmbio, por conta da parceria firmada com a universidade alemã através do International Office e do Grupo de Estudos em Engenharia Biomédica do Inatel.
Este ano, os representantes do Inatel são o professor Carlos Alberto Ynoguti e a aluna do 10º período de Engenharia Elétrica, Eliliana Costa Lemes, que cursou a suplementação em Engenharia Biomédica na instituição. Entre os temas em debate estão: Modelagem de Sistemas Biomecânicos; Fibra Óptica e Laser; Ciência do Biomateriais; Processamento de Imagens Médicas, Órgãos Artificiais, Métodos Computacionais; Instrumentação Biomédica e Processamento de Sinais, Aspectos Médico-Sociais, entre outros.
Um dos pré-requisitos para participar do curso é que o aluno esteja de alguma forma envolvido com Engenharia Biomédica. Cada participante recebe uma bolsa de estudos que cobre, além do curso, os gastos com passagem aérea e estadia. A bolsa é cedida pela Universidade de Wilhelmshaven, pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico e pela Finatel.
O objetivo do Inatel é enviar, todos os anos, dois pesquisadores ao evento, dando preferência aos que tiverem concluído ou estejam realizando algum dos cursos do Instituto em Engenharia Biomédica e aos que fazem parte de grupos de estudo sobre o tema. O Inatel oferece os cursos de suplementação, de pós-graduação e de graduação em Engenharia Biomédica.