Inatel participa de fórum de tecnologia em Angola

O Inatel participou do ANGOTIC, maior fórum de tecnologia de Angola. O evento, que está em sua quarta edição, reúne representantes do governo e empresas privadas para discutir temas relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Neste ano, o Diretor do Inatel e o Gerente de projetos em Cidades Inteligentes, prof. Carlos Nazareth e Leonardo Maia, respectivamente, foram convidados como oradores internacionais do evento.

Durante o ANGOTIC, realizado entre 13 e 15 de junho, Leonardo e Carlos participaram de painéis e debates sobre big data, inteligência artificial, cibersegurança e redes móveis 5G e 6G. Além das apresentações, a equipe do Inatel foi convidada pelo governador da província de Uíge, José Carvalho da Rocha, para visitar a região e discutir possíveis colaborações com instituições locais.

Em Uíge, os brasileiros se reuniram com a reitoria e coordenadores da Universidade Kimpa Vita, discutindo a possibilidade de cooperação com o Inatel. "Existe a possibilidade de professores e egressos virem para o Inatel para programas de formação, de curta duração ou até mesmo de mestrado e doutorado no futuro", explica Leonardo

A visita também incluiu o Instituto Médio Politécnico de Uíge, uma escola de Ensino Médio Técnico que oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas, como informática e enfermagem. Segundo Leonardo, a formação de professores foi um dos principais tópicos discutidos durante as reuniões.

A relação entre o Inatel e o governo de Angola é antiga. Há mais de 15 anos, o Inatel presta serviços de formação e consultoria tecnológica. "Nós ajudamos na formação de quadro profissional, consultorias e assessorias para implementação tecnológica, como televisão digital e comunicação por satélite", explica Leonardo. Além das reuniões em Uíge, a delegação brasileira também se encontrou com representantes do INACOM, órgão regulador de telecomunicações de Angola, e do Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação. As conversas visaram estreitar ainda mais os laços entre as instituições dos dois países.