Com objetivo de possibilitar aos alunos uma visão geral de como é desenvolver e apresentar um produto, ou uma pesquisa científica, à comunidade, a parceria entre o Inatel e a Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" - ETE FMC mais uma vez foi destaque durante a 33ª Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC – ProjETE 2013. O Instituto premiou três projetos nas categorias Prêmio Inatel de Inovação, Prêmio Inatel de Controle e Automação e Prêmio Inatel de Biomédica.
Foi a segunda vez que o Instituto ofereceu um prêmio aos participantes da ProjETE e a escolha dos melhores projetos foi feita em conjunto por uma comissão composta por professores das duas instituições. A premiação foi entregue pelo vice-diretor, professor Carlos Nazareth Motta Marins.
Premiação
Na área de Inovação o projeto campeão foi o SmartCleaner, um protótipo de um robô em forma carrinho que tem como principal função a limpeza e remoção de sujeiras presentes nos dutos de ar condicionado. Os alunos receberam como premiação livros técnicos e um curso de até 40 horas para cada aluno no ICC durante o ano de 2013/2014.
O projeto Pedal Automático Fisioterapêutico (P.A.F.) tem como funções auxiliar na reabilitação dos portadores de deficiência física e promover a atividade fisioterapêutica de pacientes de hemodiálise e de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Ele foi vencedor do Prêmio Inatel de Biomédica onde cada membro do grupo recebeu uma bolsa de Iniciação Científica Júnior a ser desenvolvido com a orientação dos professores da ETE, na área de Tecnologia Assistiva, e com o apoio do Inatel CDTTA, durante o ano de 2014.
Já o premiado da categoria Controle e Automação foi o projeto SEGA - Soluções em Gerenciamentos Automatizados, que utiliza sistemas e conjuntos que atuam em áreas específicas a fim de automatizar o gerenciamento de serviços de uma companhia. Os premiados receberam livros técnico e um curso no ICC durante o ano de 2013/2014.
Para o coordenador da ProjETE, professor Fábio Carli Rodrigues Teixeira, o resultado da edição 2013 foi muito positivo pela qualidade dos projetos apresentados e destacou a parceria com o Inatel. "O aspecto técnico quanto o aspecto empreendedor devem ser apresentados aos alunos, de forma que eles consigam ter elementos suficientes para completar o projeto com qualidade. Assim sendo, parceiros como o Inatel são de fundamental importância nesse desenvolvimento, uma vez que o Instituto é reconhecidamente uma instituição empreendedora e inovadora, estando sempre alinhada com as necessidades atuais de mercado e também antevendo o que virá", finaliza Fábio Carli.
Quiz
Além das premiações, o Inatel também promoveu em seu stand uma competição para os participantes. O Quis Inatel, um teste de conhecimentos gerais de tecnologia, premiou o aluno, natural de Alpinópolis, Natan de Ávila Oliveira, estudante do 1º ano noturno da ETE e também do curso de eletroeletrônica do SENAI com um tablete.