Inatel premia melhores projetos da PROJETE 2012

A interação entre o Inatel e a Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" é de longa data e tem permitido, ao longo dos anos, não só a troca de experiências entre alunos e docentes, como também a formação de diversos profissionais altamente especializados. Para celebrar esta relação, este ano o Inatel premiou os melhores projetos apresentados na 32ª Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC – PROJETE 2012.

inatel-premio-projete-out-2012A premiação foi nas áreas de Controle e Automação, Biomédica, além do prêmio especial "Centenário José Nogueira Leite", em homenagem ao fundador do Inatel, que contemplou o projeto mais inovador envolvendo as diversas áreas relacionadas à Telecomunicações e à Computação. Na área de Biomédica, cada membro da equipe ganhadora recebeu uma bolsa de Iniciação Científica Júnior para o ano de 2013, como incentivo ao desenvolvimento de um novo projeto. Os ganhadores dos outros prêmios receberam livros didáticos e terão a oportunidade de participar de cursos de suplementação curricular oferecidos pelo Inatel, nos novos laboratórios de Inteligência Artificial e Robótica e de Computação Gráfica, Jogos e Aplicações Móveis.

O projeto Personal Analyzer foi o destaque na área de Biomédica. O equipamento realiza a medida, a monitoração e o registro dos batimentos cardíacos, pressão e temperatura e ao constatar alguma alteração nas condições do paciente envia uma mensagem para o celular do médico. De acordo com a estudante Adrielly de Cássia Campione Rocha, o aparelho foi desenvolvido para ser usado por pessoas que precisam de cuidados médicos em casa.

Na área de Controle e Automação, o projeto vencedor foi o Medidor Controlador do PH da Água. Segundo o aluno Edson Augusto Ribeiro dos Reis a ideia surgiu depois que eles descobriram que, em média, 29 pessoas morrem por dia em decorrência da má qualidade da água que ingerem. O aparelho permite saber qual o PH da água e alterá-lo de acordo com o nível ideal, que deve variar entre 6,5 e 8,5.

O prêmio "Centenário José Nogueira Leite" foi para o projeto Wattch, que consiste em um sistema eletrônico acoplado à rede elétrica que permite ao usuário controlar o consumo de energia de sua residência. Para o integrante do grupo que desenvolveu o projeto, Flávio Belizário da Silva Mota, a premiação constatou que o esforço e a dedicação do grupo durante todo o ano valeram à pena.

Foi a primeira vez que o Instituto ofereceu um prêmio aos participantes da PROJETE e a escolha dos melhores projetos foi feita em conjunto por uma comissão composta por professores das duas instituições.

Para o professor Marcelo Marques, diretor do Inatel, é fundamental fortalecer aquela que é uma das mais importantes feiras de projetos de nosso país, incentivando os alunos do ensino técnico a colocarem todo o conhecimento adquirido nas salas de aula e nos laboratórios de ensino em projetos concretos que poderão, mais tarde, se transformar em novos produtos no mercado. "A ETE FMC é uma das mais importantes escolas de nível médio de nosso país e a formação que oferece aos seus alunos do curso técnico é muito importante para o Inatel, dado que se apresenta como um verdadeiro celeiro de novos talentos para a engenharia."

Na opinião do diretor da ETE, Alexandre Loures Barbosa, o prêmio foi muito significativo e consolidou a forte relação de parceria entre as duas instituições. "A premiação foi um incentivo muito grande para os alunos, primeiro por ter vindo de uma entidade "irmã" da nossa escola e de tamanha representatividade no cenário nacional de Tecnologia, e segundo, por oferecer a eles a oportunidade de enriquecer seus estudos."