Inatel presente em Workshop de Comunicações Ópticas de Angola

Inatel Workshop Angola ArismarOs professores do Inatel Arismar Cerqueira e Ramon Maia Borges representaram o Instituto Nacional de Telecomunicações no Inefor Workshop on Optical Comunications (IWOC), um evento que envolveu profissionais brasileiros e angolanos, com palestras, debates e minicursos com o tema principal: Serviços e Internet por Fibra Óptica. O Workshop foi realizado entre os dias 24 e 29 de maio de forma remota e celebrou a tradicional parceria para intercâmbios científicos, acadêmicos e de serviços entre o Inatel e o país do continente africano.

Para Dionísio Fama Noque, ex-aluno do Inatel e organizador do evento, o Workshop atende uma nova dinâmica forçada pelas circunstâncias atuais do Covid-19 e as novas tecnologias como 5G e IoT, que exigem das redes de telecomunicações maior demanda de taxas e suporte de novos serviços. "As comunicações ópticas atreladas as comunicações sem fio surgem para atenderem as exigências de taxas e mobilidade das redes de telecomunicações. Ao se abordar sobre esse assunto no IWOC (Inefor Workshop on Optical Communications), pretende-se criar um ambiente de aprendizado, oportunidades de networking e de novas soluções de negócio que visam a transformação digital, face a crise pandêmica". Segundo o organizador, a cooperação institucional e de países irmãos é fundamental na proliferação do conhecimento e na busca de soluções que possam acelerar a transformação digital no mundo. 


O evento contou com a participação de especialistas dos dois países, com o objetivo de incentivar a troca de conhecimentos técnicos, culturais e de experiências entre diferentes realidades, visando contribuir com o desenvolvimento dos participantes.

De acordo com o Coordenador do Laboratório WOCA do Inatel, Arismar Cerqueira, a participação da Instituição nesse evento internacional foi de suma importância. "Temos trabalhado desde 2013 e contribuído em nível mundial para a convergência óptica e sem fio, com o sistema 5G Fiber-Wireless. E a parceria entre o Inatel, consequentemente do Brasil, e Angola já completa muitos anos. São inúmeros intercâmbios de alunos, tanto de graduação, quanto de pós-graduação; como de profissionais do Brasil para Angola. No caso específico desse workshop, foi uma excelente oportunidade para trocarmos experiências e contribuirmos com a ciência globalmente, a convite do nosso ex-aluno do mestrado, o Prof. Dionísio, que defendeu sua dissertação no Inatel, também nessa área de comunicações ópticas voltadas para 5G" destaca o professor que também orientou o trabalho de Mestrado de Dionísio Fama Noque, que promoveu o workshop em Angola. 

À esquerda: Prof. Dr. Arismar Cerqueira, convidado para palestrar no Inefor

Já para o professor do Mestrado do Instituto, Ramon Maia Borges, as discussões e pesquisas apresentadas no evento trouxeram soluções óptico-wireless para 5G e proporcionaram uma visão de laboratório de pesquisa neste segmento. "O Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access) do Inatel, exibiu um show room equipado para 5G e já em direção ao 6G. Ao participarmos e levarmos o nome do Inatel para esse relevante evento internacional, compartilhamos experiências rumo ao avanço tecnológico global" completa o acadêmico. 

À esquerda: Prof. Dr. Ramon Maia, também representou o Inatel no evento internacional

Sobre a parceria Inatel e Angola
O convênio de cooperação acadêmica de docentes e alunos do Inatel e angolanos foi iniciado em 2007, desde então uma quantidade expressiva de estudantes daquele país teve oportunidade de estudar no Instituto, alcançando até o doutorado. Além do grande número de profissionais brasileiros graduados e pós-graduados no Inatel que pôde atuar no continente africano, a troca técnico-científica entre academias foi constante, com visitas e eventos que envolveram especialistas das duas nações, por meio do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação (ISUTIC), em Luanda, e o Inatel. A parceria abrangeu desde a elaboração de toda a estrutura de construção e constituição do Instituto de Angola com participação ativa do Inatel em contato direto com o Ministério das Telecomunicações Angolano.