O evento ocorreu no Hotel Transamérica, em São Paulo, e reuniu representantes de entidades regulamentadoras nacionais, da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal (FINEP), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e dos laboratórios integrantes da Rede. O objetivo foi planejar as novas demandas e projetos para o setor de Compatibilidade Eletromagnética e aproximar as demandas industriais visando a certificação e homologação de equipamentos eletroeletrônicos.
O Workshop teve início com a composição da mesa solene, formada pelo diretor do Inatel – instituição gestora da Rede COMPMAGNET - professor Marcelo de Oliveira Marques, pelo analista de projetos da FINEP, Msc. Edgard Rocca, pelo analista do MCTI, Dr. César Luciano C. de Almeida, pelo especialista em Desenvolvimento Industrial do Senai, Dr. Marcelo Fabrício Prim e pelo diretor de Administração e presidente do Comitê de Ética da Associação Brasileira dos Organismos de Certificação, o engenheiro Marcos Zevzikovas.
Em seu pronunciamento, o analista de projetos da FINEP, Msc. Edgard Rocca, comentou a importância do evento e da Rede COMPMAGNET para o programa SIBRATEC. "A rede COMPMAGNET foi uma das primeiras que foram implementadas e tem disseminado suas práticas, incorporando e se articulando com outras redes como a de TV Digital, de Tecnologia da Informação e de produtos eletrônicos, por exemplo. Isso trouxe uma sinergia maior para o programa", disse Edgard.
As atividades do Workshop tiveram início com uma apresentação do analista do MCTI, Dr. César Luciano C. de Oliveira, que mostrou a situação atual e as perspectivas futuras da Rede SIBRATEC de Tecnologia. De acordo com o analista, a rede SIBRATEC COMPMAGNET atende ao segmento de Compatibilidade Eletromagnética, que é muito importante para diversas redes. "O sucesso da rede se dá em função da harmonia dos laboratórios. Certamente, o Inatel contribuiu junto com as outras instituições para o sucesso dessa rede", disse.
O workshop contou também com apresentações do Programa de Apoio a Competitividade da Indústria, feita pelo especialista em desenvolvimento industrial do Senai, Dr. Marcelo Fabrício Prim, e da Rede SIBRATEC COMPMAGNET, ministrada pelo especialista em sistemas, professor do Inatel e coordenador do projeto COMPMAGNET, engenheiro Gilberto Vilas Boas Magalhães.
Durante o evento, foram promovidas cinco palestras com representantes de instituições governamentais como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de uma palestra ministrada em inglês pelo engenheiro José Antônio Fernández. As palestras trataram sobre as demandas e tendências do setor de Compatibilidade Magnética e também sobre homologação e certificação de produtos de tecnologia.
Rede COMPMAGNET – EMC
A Rede SIBRATEC COMPMAGNET - EMC é composta por 7 laboratórios de diversos locais do país que trabalham com competências em gravimetria, orientação magnética, intensidade de campo magnético e compatibilidade eletromagnética. O Inatel, por meio de seu Laboratório de Ensaios e Calibração, atua como gestor desta Rede.
Os laboratórios integrantes da Rede são:
INATEL / LABCAL – MG
IPT – SP
PUC / LABELO – RS
CIENTEC – RS
LACTEC – PR
UFSC / MAGLAB – SC
SENAI BA – CIMANTEC
Mais informações sobre a Rede COMPMAGNET – EMC podem ser obtidas por meio do site http://www.rede-emc.org.br/.