Realizado pela primeira vez fora do campus do Inatel, o IWT/09 contou com a participação de pesquisadores vindos de países como, Canadá, África do Sul, Costa do Marfin, Tânzania, Nigéria, Emirados Arábes (Dubai), Vietnan, Coréia, Portugal, Austrália, Iran, República da Macedônia, EUA, França, Itália, Alemanha e, claro, do Brasil. Como destaque as palestras de Dr. Pascal Lorenz, professor da University Haute-Alsace/França, Dr. Roberto Saracco, diretor do Future Centre/Telecom Itália e Dr. Otto Strobel, professor da Esslingen University of Applied Sciences (FHTE)/Alemanha. O professor Dr. Carlos Alberto Ynoguti, presidente do IWT/09, fez a abertura oficial do congresso.
Também marcaram presenças o vice-presidente da Ericsson, Wellington Santos e o vice-diretor do Inatel, professor Dr. Carlos Roberto dos Santos. "A Ericsson está presente no Brasil fazendo negócios há mais de cem anos e com escritório estabilizado há mais de 85. Nossa história se mistura um pouco com a desse país e, porque não dizer, com a história do Inatel, onde nós fazemos essa parceria em prol das telecomunicações", comenta Wellington. Para o vice-diretor do Inatel, o IWT possibilita a interação entre os pesquisadores de diversas partes do mundo, fazendo com que as novas tecnologias se tornem disponíveis. "O Brasil é carente por eventos científicos desse porte e o Inatel tomou isso como prioridade e procura através deste congresso colaborar para o desenvolvimento do país", explica.
Histórico do IWT
Em 1991 o Inatel, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências, informações e idéias entre empresas, engenheiros e pesquisadores brasileiros, criou a Semana de Optoeletrônica - SEMOPTO. Mais tarde, em 1998, o evento passa a ser bianual e internacional e recebe palestrantes da Alemanha, Chile, Canadá, Itália e França, bem como de especialista brasileiros. Em 2000 recebe o nome de Semana Internacional das Telecomunicações, mudando o escopo para incluir todas as áreas das telecomunicações. Finalmente, em 2004, passa a ser denominado de International Workshop on Telecommunications. Com a colaboração da Unicamp e também do IEEE-MG acontecem as edições de 2007 e agora 2009.
Para o professor Dr. Carlos Ynoguti, "o IWT, além de ser um encontro científico, serve também para temos uma visão mais clara do que a população espera dos estudos que nós pesquisadores estamos desenvolvendo". Já, na opinião do professor Dr. Otto Strobel, em sua terceira passagem pelo Brasil, além dos trabalhos apresentados a juventude dos pesquisadores também chamou sua atenção.