A proposta era mostrar aos empresários do Oeste paranaense as oportunidades que a TV digital oferece e identificar trabalhos conjuntos entre academia e indústria. Desta forma, os especialistas do Inatel, os engenheiros Anderson Fagiani e Thiago Borborema, fizeram uma palestra sobre "TV digital Sistema ISDB-TB - o sistema e oportunidades", e o engenheiro Leandro Guerzoni, especialista da área de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center, apresentou as competências da instituição em PD&I, colocando-as à disposição dos interessados. O Sindvel apresentou um histórico do Arranjo Produtivo Local Eletroeletrônico Sul de Mineiro (APL de Santa Rita do Sapucaí) e preferiu uma palestra sobre o Projeto Setorial Integrado (PSI), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex) para fomentar as exportações. A gestão do PSI Brasil é feita pelo Sindvel.
No dia 04, o Inatel atendeu os interessados em esclarecer dúvidas e conversar sobre possíveis parcerias. Oito empresas e uma faculdade procuraram os representantes do Instituto interessadas em projetos conjuntos nas áreas de software, hardware e educação continuada. São elas: Rhede Sistemas, SWA Informática, Sovis Sistemas, Junsoft Sistemas, ST&S, Tecinco, UTECS, TV Tarobá e Faculdade Assis Gurgacz (FAG).
Segundo Guerzoni, o Inatel já recebeu consulta para desenvolvimento de aplicativos para TV digital e cursos de capacitação.
Iniciativa
O Seminário de Integração Tecnológica começou a ser planejado em julho deste ano, quando o Inatel Competence Center recebeu a visita do diretor da ST&S, Adriano Stradiotto, empresa que integra o APL Iguassu- IT e para qual o ICC desenvolve um projeto de hardware.
O APL Iguassu-IT congrega empresas de 67 municípios do Oeste do Paraná. De acordo com Guerzoni, que visitou alguns destes empreendimentos 15 dias antes do evento, o Arranjo Produtivo Local de Cascavel é bem-estruturado, sendo que a maior parte das empresas tem um perfil voltado ao desenvolvimento de software. "Acreditamos ter levado aos empresários uma nova visão de negócios, contribuindo para a expansão e diversificação de suas atividades", avalia Guerzoni.
O evento teve o apoio da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-PR), Sistema Fiemg e TV Tarobá.