O Futurecom, maior evento de Telecomunicações, Tecnologias da Informação e Internet da América Latina, tem início hoje, dia 21 de outubro, no Rio de Janeiro. O Inatel, mais uma vez, estará presente no evento, que ocorre no Rio Centro – Barra da Tijuca.
O estande do Instituto ficará localizado no setor f24. No espaço, o Inatel apresentará o curso de pós-graduação em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações e todas as competências em prestação de serviços e desenvolvimento tecnológico, oferecidos pelo Inatel Competence Center (ICC).
O Futurecom comemora este ano a sua 15ª edição e terá mais de 150 expositores e a presença de profissionais que são referência nacional e internacional do mercado de tecnologia, além de participantes e palestrantes de diversos países. Entre os palestrantes de destaque estão alguns ex-alunos do Inatel, como o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão e o presidente da Ericsson para América Latina e Caribe, Sérgio Quiroga.
Palestra sobre OTT
Além de participar como expositor no Futurecom, durante o evento, o Inatel irá promover uma palestra sobre a expansão dos serviços Over The Top, que é a distribuição de conteúdo de vídeo e música sob demanda pela Internet diretamente para TV e para outros dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones. Ministrada pelo especialista do Inatel Competence Center, Ednardo David Segura, a palestra irá mostrar como o aumento da demanda por este tipo de serviço (utilizado em plataformas como Netflix, You Tube, iTunes, etc) está mudando a experiência de assistir televisão.
Dados da PQ Media mostram que o uso da Internet terá um aumento 10,7% em 2013, impulsionada pelas melhorias de tecnologia e de rede nos mercados emergentes dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). Este crescimento impulsionará também o aumento do tempo gasto com o consumo de conteúdo sob demanda – OTT – que deverá crescer 9,4%, para 1,8 horas este ano.
Com o crescimento dos usuários de serviços OTT, este mercado pode ultrapassar os US$ 20 bilhões já em 2015, como mostram as estimativas da ABI Research. De acordo com Ednardo Segura, no Brasil, o mercado Over The Top também está em expansão, e apesar de ser voltado para um público que inicialmente já é conectado à Internet, deverá cada vez mais prospectar novos usuários de todas as faixas etárias.
O especialista explica que o público do OTT é inicialmente formado por pessoas da Geração Y e Z, que estão na Internet, lendo novidades, participando de redes sociais, mas essas gerações estão apresentando esses serviços para as outras gerações, que cada vez mais estão se adaptando ao novo modelo. "Com o OTT você não tem que se programar para poder assistir a algum conteúdo, o conteúdo é que vai se adaptar ao seu ritmo, a você. Então, essa é a mudança que tem trazido bastante assinantes", explica.
Perfil Ednardo Segura
Especialista em Sistemas no Inatel, possui vasta experiência na área de desenvolvimento de software para plataforma web com foco em front-end - JavaScript em larga escala - e sua integração com back-end. Possui experiência com desenvolvimento de aplicações web para as áreas de IPTV/OTT, Telecomunicações e Processamento de mídias com Cloud Computing.
Serviço
Palestra: Como OTT está mudando o conceito de TV Data: 24/10/2013 Horário: 12h10 às 12h40
Local: Auditório Ipanema Endereço: Riocentro - Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca
Aplicativo do Futurecom facilita participação no evento
O ICC desenvolveu um dos aplicativos oficiais do Futurecom 2013. O App está disponível para tablets e smartphones Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente pelo link www.inatel.br/icc/futurecom.
Com o App do Futurecom, o participante poderá encontrar todas as informações sobre os expositores, traçar as rotas que deseja percorrer entre os estandes e o caminho para locais de palestras e painéis, receber notificações sobre os horários das palestras, interagir em uma rede social própria, fazer networking por meio do sistema Bumb, que permite a troca de informações entre os usuários do aplicativo, entre outras funcionalidades.
De acordo com André Veiga, diretor de negócios da Provisuale, empresa que promove o Futurecom, o App mostra que o evento está alinhado com as evoluções do mercado. "O grande objetivo da organização do Futurecom é criar uma experiência de boas-vindas para o participante, viabilizar a melhoria de produtividade do visitante no evento e melhorar a interação entre os usuários do App", diz.
"Ao invés de folders e outros materiais impressos utilizados como mapa e guia de eventos, o usuário do App do Futurecom terá todas as informações necessárias no celular ou tablet para se programar, o que, com certeza, vai permitir uma otimização de tempo e melhor planejamento da participação nas atividades do evento", comenta o gerente de projetos do ICC e supervisor do desenvolvimento do App, Carlos Eduardo Mello.
Informações para a imprensa:
Renan Barbosa (35) 8863-7770 renan.barbosa@inatel.br
Camila Marins (21) 9530-6850 marinscamila@gmail.com