Inatel realiza 11ª Semana da Engenharia Biomédica

Imagem de artigo de Notícias - Foto 1Santa Rita do Sapucaí sedia experiência imersiva em minicursos, palestras, workshops e competições no estilo Hackathon, para profissionais e entusiastas das ciências exatas em diálogo com a saúde

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel promove, entre os dias 22 a 24 de agosto de 2023, a Semana de Engenharia Biomédica (SEBI). A 11ª edição do evento tem como tema “O Futuro Que Já Começou” e terá palestras, minicursos e workshops, além de competições, em uma verdadeira rede de informações e conhecimentos na área da engenharia em interface com a saúde. A história da Engenharia Biomédica no Inatel começou no ano de 2004, com a implementação dessa linha de pesquisa como especialização, na pós-graduação da faculdade. Em 2010, a Instituição passa a ofertá-la como graduação. Desde 2012, a Semana de Engenharia Biomédica reúne atividades de desenvolvimento profissional para os discentes e futuros alunos, além de fomentar soluções inovadoras para o mercado de saúde e tecnologia assistiva.

Nesse ano, o objetivo principal da feira neste ano é difundir a integração desta ciência com a sociedade, ao abordar o ecossistema de inovação tecnológica em engenharia e saúde, por meio de temas como: exames de alta complexidade, diagnósticos, cirurgias robóticas, inteligência artificial, engenharia clínica, entre outros.

A Coordenadora de Projetos do Laboratório eHealth Innovation Center do Inatel, Luma Rissatti Borges do Prado, ressalta que o evento é feito pelos alunos para os alunos. Ao todo, uma comissão de 16 discentes organizam a SEBI, que também conta com o apoio institucional dos palestrantes, além do patrocínio de indústrias nacionais, internacionais e a chancela do Instituto. “O público pode esperar bastante conhecimento multidisciplinar. Serão palestras ministradas por nutricionistas, profissionais das áreas de engenharia química, biotecnologias, além de discussão a respeito da visão computacional, fiscalização em saúde e patentes, entre outras. É uma excelente oportunidade para conhecer a área, por meio de pessoas que são referências nacionais”, conclui a coordenadora.

Ao todo serão 15 ações que contam com mais de 17 profissionais renomados do mercado. Esse ano, o evento passa a ter uma notoriedade nacional por causa do “Biochallenge Brasil”, que terá seu encerramento no último dia da Semana, dia 25. Esta ação contará com desafios, gincanas e premiações. O desafio do evento consiste em um labirinto, onde as equipes serão vendadas e terão que percorrer um espaço com o auxílio de tecnologias construídas por eles, desviando de alguns obstáculos no circuito. Já na gincana, várias equipes participarão de integrações, dinâmicas de manutenção de equipamentos e de vendas. Ao cumprirem as propostas da ação, os participantes acumulam pontos e concorrem a prêmios.
A 11ª Semana da Engenharia Biomédica é um evento gratuito que acontece presencialmente e também com transmissão ao vivo, via YouTube do Inatel. As inscrições são exclusivamente voltadas aos minicursos e para a ação Biochallenge, as demais experiências não exigem cadastro prévio. Saiba mais informações clicando aqui, no site oficial do evento.

 

BIOCHALLENGE BRASIL
O Biochallenge está na 5ª edição e é uma competição no estilo Hackathon (maratona de programação), sendo ainda a primeira competição de proporção nacional de Engenharia Biomédica, com uma organização exclusiva do Inatel e voltada a diversos públicos da Engenharia Biomédica, bem como aos profissionais da área da saúde.

Na competição este ano, estão em andamento três modalidades: on-line, híbrida e presencial. A última acontece dentro da 11ª Semana de Engenharia Biomédica, assim como o encerramento dessa ação, no dia 25 de agosto de 2023, das 8h às 18h, no próprio Instituto.

A proposta da modalidade on-line foi criar um jogo para que a população aprendesse a executar a manobra de massagem cardíaca - procedimento que pode auxiliar nos atendimentos de primeiros socorros, no país. Já a modalidade híbrida propôs o desenvolvimento de um produto tecnológico, desde a parte técnica à venda, que auxiliasse na locomoção em segurança de um deficiente visual. Por fim, a modalidade presencial, que acontece nesta semana, reunirá as equipes e faculdades em uma apresentação de protótipos às empresas parceiras, bem como para vários desafios vinculados à Engenharia Biomédica.

No encerramento do Biochallenge Brasil serão divulgados os vencedores do ano de 2023. As premiações contemplam desde kits até mentorias de carreira para o time vencedor de cada uma das três categorias da ação.

CAMPANHAS SOCIAIS:
Nesta 11ª Edição da Semana de Engenharia Biomédica, o público poderá participar ainda de duas campanhas de responsabilidade social: doação de sangue e arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal e farinha). Esse projeto envolve a comunidade do entorno da cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, tal como todo o público do evento em uma grande ação voluntária.