O Inatel apresentou na sexta-feira, dia 8 de abril, as instalações e os primeiros testes da rede OpenRAN instalada no campus dentro do TIP Community Lab, projeto desenvolvido com o Telecom Infra Project (TIP) e empresas parceiras. A cerimônia contou com a presença do novo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, José Gontijo, do diretor de conectividade para a América Latina da Meta, André Arraes, representando o TIP, além de especialistas do Inatel e representantes das empresas parceiras do laboratório, fornecedoras de soluções de hardware, software e operadoras.
O TIP Community Lab Inatel é o terceiro do Brasil e o 17° no mundo, com um grande diferencial. “É o único voltado para a aplicação em rede real, irradiando sinal e provendo cobertura 4G e 5G para toda a área do campus. Fazemos testes reais, que vão incluir a distribuição de SIM Cards para alunos, pesquisadores e especialistas que poderão participar dos testes para fazer uma emulação do que de fato acontece no mundo real com as operadoras”, afirmou o gerente de Desenvolvimento de Hardware e Software do Inatel, Henry Douglas Rodrigues.
Por meio do laboratório e do ecossistema OpenRAN, o Inatel também poderá emitir os badges do TIP às empresas que desenvolvem soluções abertas e desagregadas, além de treinamentos na área.
O TIP foi fundado em 2016 para fomentar a inovação com a participação e colaboração de todos os agentes do setor - empresas, indústria, operadoras e instituições de ensino e pesquisa. “É muito orgulho para o TIP ver o trabalho desenvolvido no Inatel em tão pouco tempo. A gente acredita que novas oportunidades vão surgir e a comunidade trabalhando junta é que vai fazer a diferença para acelerar a inovação e o nosso compromisso com a sociedade. As empresas de diversos setores podem trazer casos de uso para serem trabalhados no laboratório do Inatel. Isso será traduzido em oportunidades para a indústria, sucesso da economia e benefícios para a sociedade brasileira”, disse o diretor de conectividade para a América Latina da Meta, André Arraes.
Para o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a iniciativa é importante não só para o mercado de telecomunicações, mas também para a educação brasileira. “Esse laboratório vai conseguir trazer para todos os ambientes do Inatel uma contribuição bastante significativa e essa contribuição, em breve, estará permeando todas as áreas de atuação dos nossos profissionais de engenharia e, consequentemente, contribuindo para o crescimento do nosso país”.
O ministro do MCTI, Paulo Alvim, destacou os resultados históricos das pesquisas e parcerias realizadas pelo Inatel na área da Tecnologia da Informação e Comunicação, que contribui para que o Brasil seja também protagonista e não apenas usuário das inovações tecnológicas. “São empresas acreditando no potencial de uma instituição de ciência e tecnologia como o Inatel, que tem capacidade de avançar em soluções para o novo momento que vamos passar com a chegada do 5G e 6G. Isso é fundamental, dá soberania tecnológica e oportunidade empreendedora para as empresas brasileiras. É um momento de celebração e também de reconhecimento da parceria entre o MCTI e o Inatel, uma instituição que temos orgulho de fazer investimentos estratégicos, em IoT, 6G e vamos investir também em OpenRAN e educação científica tecnológica”.
O evento foi transmitido pelas redes sociais do MCTI e pode ser conferido neste link.
Confira mais fotos do evento: