O Inatel promoveu no dia 09 de Abril a X Olímpiada de Programação. Com o apoio da empresa Algar Telecom o evento envolveu 74 alunos dos diferentes cursos de engenharia do Instituto.
Ao todo foram propostos nove problemas preparados pela equipe do Inatel em um sistema utilizado pela Association for Computing Machinery - ACM (Associação Mundial de Competições de Programação) sugerindo dificuldades de lógica enfrentadas no dia-a-dia do trabalho de programador. Os alunos tiveram quatro horas para solucioná-los e a cada completado ganhavam balões de cor específica que representava a conclusão daquela tarefa.
Em uma disputa concorrida, o vencedor foi o aluno Dâmi Henrique Pelegrino, do 8º período de Engenharia da Computação que recebeu como prêmio um notebook. Para ele essa competição ajuda no desenvolvimento das habilidades aprendidas em sala de aula. "Eu acho muito legal poder participar dessa Olimpíada. É uma maneira de usar o que a gente aprende em sala de aula na prática de uma forma divertida. Já é a quarta vez que participo e dessa vez saí campeão", afirmou Dâmi.
Em segundo lugar o aluno do 7º período de Engenharia de Telecomunicações, Luciano do Vale Ribeiro, recebeu como prêmio um smartphone e Marcus Paulo da Silva Botelho do 8º período de Engenharia da Computação recebeu um HD externo como prêmio de 3º colocado. O que chamou a atenção para essa 10º edição foi o número elevado de alunas participantes. "Em 10 anos de competição, somente nessa edição podemos ver um número grande de alunas participando. Em uma área predominantemente masculina é bom ver que as mulheres estão ganhando espaço e ficando em boas colocações, como o caso da aluna Mayara Maria Braga Gomes do 3º período de Engenharia de Controle e Automação que ficou em 4º lugar", ressaltou a organizadora da Olimpíada e coordenadora das equipes de Programação do Inatel, professora Crishna Irion.
Crishna falou ainda sobre a importância desse evento para os alunos e seus benefícios. "A Olimpíada é uma iniciativa que desenvolve profundamente a questão lógica. Ela traz o potencial prático da computação. Esse ano teve um resultado muito positivo que se deve a estudos que estamos fazendo nas disciplinas de Algoritmos II, III e AC 304 em que trabalhamos com sistemas de submissão online, que estimula a capacidade de raciocínio dos alunos. Outro ponto importante é que empresas, com a Algar e Google fazem processos seletivos através de Olimpíadas de Programação e atividades como essas que fizemos, prepara nossos alunos para esse tipo de processo seletivo", diz.
Além dos prêmios dados pela organização, a Algar Telecom pré-selecionou alunos que participaram da Olimpíada para vagas de estágio. "Os resultados dessa Olimpíada foram repassados para a Algar. Eles irão fazer processos adicionais para seleção que resultará na contratação de cinco de nossos alunos farão parte da equipe da empresa. Além disso o primeiro colocado que não for selecionado pela Algar está com estágio garantido no Inatel Competence Center - ICC", finalizou a professora.
Outro evento
A equipe de Programação do Inatel participa no dia 11 de abril da 15ª Maratona de Programação da Algar em Uberlândia.
[widgetkit id=57]