Um dia após anunciarem a parceria para a construção de uma fábrica de componentes eletrônicos no Brasil, representantes da Qualcomm e da Universal Scientific Industrial (USI), de Taiwan, visitaram o Inatel, em Santa Rita do Sapucaí. Integraram a comitiva o presidente da Qualcomm para a América Latina, Rafael Steinhausen, o diretor de Negócios e ex-aluno do Inatel, Dario Dal Piaz, o diretor de Engenharia, Roberto Medeiros, além de três representantes da USI. Eles visitaram o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Inatel, que conta com mais de 300 especialistas em hardware, software, ensaios e calibração e Educação Continuada, além de pesquisadores dedicados aos estudos e aplicações em 5G e IoT.
A Qualcomm é parceira do Inatel desde 2012, com um laboratório no campus em Santa Rita do Sapucaí e também na unidade do Inatel em São Paulo para desenvolvimento e testes de aplicativos para dispositivos smartphones e tablets.
O Inatel também atua na área de microeletrônica desde 2008, desenvolvendo soluções inovadoras nas áreas de comunicação digital, redes de dados e sensores industriais, incluindo um microchip para ser incorporado aos sensores indutivos de presença utilizados para automatização de linhas de produção, em um projeto financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDES.
De acordo as notícias da parceria entre a Qualcomm e a USI, além da fábrica, há também a possibilidade de parcerias com universidades para discussão de como implantar soluções de cidades inteligentes.