Inatel recebe CREA para cadastramento de formandos

Com o intuito de facilitar a inserção dos alunos recém formados ao mercado de trabalho, o Inatel em parceria com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, no dia 11 de agosto realizou em uma sala do Instituto, o cadastramento de todos os formandos deste semestre. Na ocasião, cerca de 70 alunos que se graduam este semestre formalizaram seu registro no Conselho, com isso, os novos engenheiros e técnicos passam a ter permissão para atuar profissionalmente no mercado de trabalho.

inatel-cadastro-crea-11-08-2011_55O cadastro foi organizado em parceria com o CREA Júnior, que tem alunos do Inatel como membros. Desde 2009 a parceria entre CREA e Inatel contribui com a agilidade de entrada dos recém formados ao mercado. De acordo com o auxiliar administrativo do CREA/Pouso Alegre e responsável pelo cadastramento dos alunos no Inatel, Lucas Gomes de Paula, o Conselho busca sempre estar perto dos profissionais e realizar o cadastramento de alunos dentro da própria faculdade "é importante para aproximar ainda mais o CREA de seu público alvo e da comunidade."

inatel-cadastro-crea-11-08-2011_4O coordenador do Núcleo de Estágios e Empregos Profissionais - Nesp e atual representante da Instituição no CREA-MG como conselheiro, professor Bruno de Oliveira Monteiro explica que "a parceria com o CREA ocorre em várias etapas, uma delas é durante o curso, onde é abordado na disciplina de ética temas como a Regulamentação da profissão, nesse momento explicamos como funciona o Sistema CONFEA/CREA, que é o sistema que rege nossa profissão. E ao terminar o curso, para agilizar o processo de inserção do profissional no mercado, convidamos o CREA para realizar o registro profissional no Conselho."

O dia de cadastramento no CREA foi também o momento dos alunos assinarem a papelada da colação de grau. O formando Elyezer Mendes Rezende, além de sair da faculdade com a graduação e com o cadastro no Conselho, conquistou também um emprego na área. "É um alívio depois desses anos todos batalhando sair formado, cadastrado no órgão que regulamenta a profissão e, principalmente, com um emprego. Com certeza, isso é uma conquista ímpar na vida", relata.

A formanda Carolina Dionísio Leão, além de conquistar a aptidão e permissão para atuar no mercado, também sai da faculdade com emprego garantido. "A sensação é de dever cumprido, a gente não imaginava que ia fazer parcerias tão boas. Se cadastrar no CREA e sair com emprego com certeza são a conquista de duas etapas essenciais", diz.