(dir./esq.) Gerente da Draktel, engenheiro Carlos Bilharinho, professor Arismar e pesquisadores do Laboratório de Comunicações Ópticas do Inatel
De acordo com o professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, coordenador do projeto "Rádio Cognitivo sobre Fibra" o material doado será de fundamental importância para as atividades do Mestrado e na formação de mão de obra especializada para as atuais e futuras demandas na área de telecomunicações do país. "Agora temos em nosso laboratório o meio de comunicação de alta capacidade que com certeza será o sistema utilizado nos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016", disse.
O gerente da Draktel, engenheiro Carlos Bilharinho comentou que a parceria com o Inatel vai continuar e a doação foi apenas a primeira iniciativa conjunta das duas instituições. "Interessa-nos muito estar sempre em contato com entidades como o Inatel que é formador de opinião na área de tecnologia. A gente tem muito interesse em continuar essa parceria, mesmo porque a fibra óptica sempre tem novos produtos, novos desenvolvimentos e queremos ter esses produtos aqui no Instituto", relatou.
Alguns dos carretéis de fibras ópticas doados pela Draktel. Na direita da foto o material de vidro utilizado para fabricar as fibras
Fibras ópticas e 4G
Feito com vidro extremamente puro e tão fino quanto um fio de cabelo humano, a fibra óptica é o meio de transportar informações e dados mais eficiente já criado. Os dados e as informações são transformadas em sinais luminosos que são transmitidos a longas distâncias, até mesmo continentais, ao longo de redes ópticas. Por ser uma tecnologia mais barata e mais eficiente, a fibra óptica é utilizada como principal meio de propagação em sistemas de comunicação de dados.
O Inatel vai utilizar as fibras ópticas principalmente no projeto "Rádio Cognitivo e adaptativo sobre fibra". A pesquisa tem o apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e objetiva desenvolver equipamentos, soluções e sistemas inovadores para telefonia celular de quarta geração.

