Inatel recebe doação de fibras ópticas da empresa Draktel

inatel-doacao-lab-fibras-opticas-abril-2012-1O Inatel recebeu no dia 12 de abril uma doação de fibras ópticas da empresa Draktel. Ao todo foi doado cerca de 200 quilômetros de fibras ópticas, distribuídas em carretéis de 12 e 15 quilômetros. O material será utilizado em pesquisas do laboratório de Eletromagnetismo Aplicado e Comunicações Ópticas do Inatel.

(dir./esq.) Gerente da Draktel, engenheiro Carlos Bilharinho, professor Arismar e pesquisadores do Laboratório de Comunicações Ópticas do Inatel

De acordo com o professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, coordenador do projeto "Rádio Cognitivo sobre Fibra" o material doado será de fundamental importância para as atividades do Mestrado e na formação de mão de obra especializada para as atuais e futuras demandas na área de telecomunicações do país. "Agora temos em nosso laboratório o meio de comunicação de alta capacidade que com certeza será o sistema utilizado nos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016", disse.

inatel-doacao-lab-fibras-opticas-abril-2012-2 O gerente da Draktel, engenheiro Carlos Bilharinho comentou que a parceria com o Inatel vai continuar e a doação foi apenas a primeira iniciativa conjunta das duas instituições. "Interessa-nos muito estar sempre em contato com entidades como o Inatel que é formador de opinião na área de tecnologia. A gente tem muito interesse em continuar essa parceria, mesmo porque a fibra óptica sempre tem novos produtos, novos desenvolvimentos e queremos ter esses produtos aqui no Instituto", relatou.

Alguns dos carretéis de fibras ópticas doados pela Draktel. Na direita da foto o material de vidro utilizado para fabricar as fibras

Fibras ópticas e 4G

Feito com vidro extremamente puro e tão fino quanto um fio de cabelo humano, a fibra óptica é o meio de transportar informações e dados mais eficiente já criado. Os dados e as informações são transformadas em sinais luminosos que são transmitidos a longas distâncias, até mesmo continentais, ao longo de redes ópticas. Por ser uma tecnologia mais barata e mais eficiente, a fibra óptica é utilizada como principal meio de propagação em sistemas de comunicação de dados.

O Inatel vai utilizar as fibras ópticas principalmente no projeto "Rádio Cognitivo e adaptativo sobre fibra". A pesquisa tem o apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e objetiva desenvolver equipamentos, soluções e sistemas inovadores para telefonia celular de quarta geração.