Pesquisadores do Inatel e de instituições de ensino e pesquisa da Europa se reuniram para trocar experiências e informações sobre os trabalhos desenvolvidos na área de radiocomunicações. Desta vez, o encontro foi realizado no campus do Instituto, em Santa Rita do Sapucaí, nos dias 21 e 22 de setembro. A ação foi uma continuação do projeto Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia 5G, no qual houve, no ano passado, uma visita de pesquisadores brasileiros a instituições europeias de reconhecida competência em pesquisas na área de 5G.
O professor da Universidade de Oulu, Matti Latva-aho, o professor da Universidade de Surrey, Pei Xiao, e o diretor do IMDEA Networks, Arturo Azcorra, passaram dois dias no campus em Santa Rita do Sapucaí, apresentaram as pesquisas realizadas em seus países e acompanharam as apresentações dos pesquisadores do Inatel que integram o Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel e desenvolvem pesquisa em 5G nas seguintes áreas: camada física e múltiplo acesso, antenas, dispositivos de radio frequência e fotônica, rádios cognitivos e modelamento de canal, além de IoT e Internet do Futuro.
Em Brasília
Para o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do MCTIC, José Gontijo, o seminário é uma oportunidade de estreitar laços e promover o desenvolvimento tecnológico do Brasil e União Europeia. "A intenção é fortalecer os laços, aproximar as indústrias, empresas e universidades das duas regiões".
Ainda no dia 23, totalmente dedicado à temática 5G, houve painéis para discutir as tendências para as redes de quinta geração na ótica das empresas fabricantes de equipamentos e das operadoras de telecomunicações. “A participação do Inatel no seminário de 5G foi um reconhecimento do governo quanto aos avanços que o CRR vem fazendo nas pesquisas nesta área no Brasil. O evento como um todo foi uma excelente oportunidade para estreitar laços de cooperação com os principais atores na definição das redes do futuro no Brasil e no mundo”, destacou o coordenador Geral do CRR, professor José Marcos Câmara Brito.
Confira as fotos das apresentações dos pesquisadores europeus e do Inatel no Flickr.

