O Inatel recebeu o presidente da Huawei Technologies, Dr. Liang Hua, e o presidente da Huawei no Brasil, Yao Wei, na sexta-feira, dia 8 de junho. Eles visitaram o Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC), criado em parceria entre a multinacional e o Instituto. O CIDC reúne engenheiros e estagiários que atuam no desenvolvimento de competências e de soluções de redes de comunicação móvel para operadoras de todo o Brasil, além de contribuir para a formação de novos profissionais para o mercado. Veja as fotos da comitiva no Flickr.
A visita da presidência da multinacional ao campus do Inatel se deu na mesma semana da comemoração dos 20 anos da Huawei no Brasil. Durante a celebração, realizada em Brasília, o Inatel foi homenageado. O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, recebeu a placa que destaca a parceria de longa data e também representa a doação de um novo laboratório a ser implantado na instituição. “Somos parceiros há 15 anos e esse trabalho conjunto foi fortalecido ao longo do tempo. O Inatel é um celeiro de talentos e a Huawei vem contribuindo para a formação de mão de obra capacitada no setor de telecomunicações por meio da parceria com o Instituto. A doação desse novo laboratório, permitirá aos alunos da graduação se capacitarem novas tecnologias do mercado, tanto nas áreas de 5G quanto Cloud Computing”, afirma Luiz Gustavo Medeiros Queiroz, ex-aluno do Inatel e vice-presidente de Serviços da Huawei no Brasil.
A parceria entre Huawei e o Inatel começou em 2003 e, desde então, contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da educação, ciência e tecnologia do Brasil, com a capacitação e certificação de profissionais que atuam no mercado de telecomunicações e TIC. “Estas oportunidades têm transformado a realidade da nossa escola de engenharia, têm fortalecido a formação dos nossos alunos, têm trazido excelentes oportunidades de desenvolvimento institucional e, tenham a certeza, o nosso país irá colher os frutos de mais uma ação entre Universidade e Indústria”, afirmou o diretor do Inatel, Marcelo Marques, durante a cerimônia em Brasília.
Oportunidade de formação diferenciada
No programa de estágios do CIDC, os alunos do Inatel participantes recebem uma formação diferenciada na chamada Fábrica de Talentos, com atividades práticas e teóricas em mais de 250 horas de treinamento especializado. Atualmente, são 107 estagiários que podem desenvolver atividades em três áreas dentro do CIDC: Wireless, RF e Network. “Antes de entrar, passamos por um curso de capacitação que conseguimos aplicar no estágio. Em sete meses, já passei por todas as áreas e estou aprendendo algo novo a cada dia. Fazer estágio dentro da faculdade é muito bom, porque consigo fazer outras formações”, afirma Manoela Folquito, que também participou do programa de intercâmbio na China, o Seeds for the Future.