A certificação enfatiza compromisso com o ecossistema de inovação sustentável e responsável, no Brasil
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel recebeu, no último dia 13 de setembro, o selo de Organização Certificada do Brasil Digital, pela aplicação da Experiência de Inovação e Experiência de Sucesso do Instituto no Manifesto Brasil Digital em 2023.
O selo certifica os expressivos atores empresariais, governamentais e da academia que unem forças às organizações sociais, a fim de contribuir e impulsionar a jornada de inovação e transformação digital pela qual o Brasil vem passando. O objetivo é que as contribuições dos múltiplos setores favoreçam os indicadores de avanço tecnológico, para que o Brasil alcance um melhor posicionamento mundial no Índice Global de Inovação (IGI). As empresas certificadas nesta edição são instituições reconhecidas por capacitarem e empoderarem pessoas, bem como por desenvolverem a Economia Digital a fim de uma melhor qualidade de vida, mais inclusão e sustentabilidade. Guilherme Augusto Barucke Marcondes, vice-diretor do Inatel e pró-diretor de Graduação, ressalta que o ambiente acadêmico e suas conexões empreendedoras podem promover ações ESG, que beneficiem toda a sociedade. “A certificação confirma o compromisso entre o Inatel e o movimento Brasil Digital de apoio e implementação de projetos que visam à transformação digital, por meio da educação, no país”.
A certificação acontece exatamente no momento em que a instituição lança a sua pós-graduação em Transformação Digital. Clique aqui e saiba mais a respeito desse curso EAD. A condecoração habilita ainda o Inatel à participar da etapa de classificação do Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, edição comemorativa de 20 anos, que acontecerá no próximo ano, em 2024.
O movimento Brasil Digital para Todos - BDT, com o seu Sistema Nacional de Ecossistemas - SiNEco, realizou também a ação EERS - Enrichment Experience Road Show. O evento, que ocorreu em Belo Horizonte, no último dia 14 de setembro, reuniu as principais lideranças da academia, de empresas e do governo, para uma discussão a respeito do ecossistema mineiro de inovação. Na programação, o professor Guilherme Augusto Barucke Marcondes palestrou a respeito dos resultados positivos do Inatel, além das principais oportunidades educacionais vigentes na faculdade. “O EERS foi uma oportunidade de compartilhar ações de pesquisa e empreendedorismo do Inatel, bem como um espaço para conhecer outras ações exitosas que podem ser implementadas ou apoiadas pela instituição”, conclui o vice-diretor.