Diplomata diz que Santa Rita do Sapucaí surpreendeu suas expectativas
O Inatel recebeu, no dia 11 de novembro, a visita do Cônsul Geral e do Cônsul Adjunto da República Argentina, Ramon Villagra e Pablo de Angelis, respectivamente. Os cônsules vieram a convite do coordenador do Escritório de Projetos Internacionais e Assuntos Especiais do Inatel, professor Elias Kallás. A visita teve como objetivo estreitar os laços acadêmicos, culturais e comerciais entre o Inatel e o governo argentino.
Os visitantes foram recebidos pelo diretor, professor Wander Wilson Chaves, pelo gerente do Inatel Competence Center - Hardware, Carlos Augusto Rocha, e pelo engenheiro Leonardo Maia, especialista em desenvolvimento de Negócios Internacionais. Os convidados assistiram a uma a apresentação sobre o Instituto e, em seguida, visitaram o campus. Na Incubadora de Empresas, os cônsules se interessaram pela televisão com tecnologia 3D, desenvolvida pela Tridelity - único produtor nacional-, e comercializada no Brasil e na Alemanha, onde a empresa possui uma filial. O equipamento mostra imagens tridimensionais e vem sendo muito utilizado pelas agências para campanhas publicitárias. No Inatel Competence Center, os visitantes conheceram o protótipo do modulador do padrão ISDB-TB, com inovações nacionais, e o protótipo do remultiplexador de TS (Trasnport Stream - fluxo de bits formado pelos sinais de áudio, vídeo e dados multiplexados), além dos novos laboratórios de tecnologia VoIP e 3G, localizados no novo prédio do Inatel, em fase de finalização.
A visita também integra o programa de expansão internacional das atividades do Instituto. "O Inatel tem obtido êxito no processo de internacionalização dos seus serviços, nas áreas de ensino e pesquisa. Particularmente com o governo argentino, já temos contato estabelecido com o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), para trabalhar conjuntamente com educação corporativa e desenvolvimento tecnológico", explicou o diretor do Inatel.
Segundo o Embaixador e Cônsul Geral da Argentina, Ramon Villagra, Santa Rita do Sapucaí e o Inatel os surpreenderam. Em três anos e meio de atuação na capital mineira, ele e o Cônsul Adjunto, Pablo de Angelis, visitaram mais de 30 cidades, estabelecendo e mantendo contatos com prefeituras, secretários de governo, universidades, associações comerciais, empresas e setor turístico. "Santa Rita do Sapucaí era a matéria que nos estava faltando. Nós sabíamos da importância que tem o polo tecnológico de nível internacional que existe aqui. Mas o que vimos supera, de longe, todas as expectativas que nós tínhamos", afirmou Villagra. E acrescentou: "O Inatel tem papel fundamental nessa história. Não só contribuiu de forma decisiva para a instalação de um polo de altíssima tecnologia no Brasil e na América Latina, como também a interação que tem com o município é um modelo de como uma iniciativa de educação, de ciência e tecnologia pode refletir em toda uma vasta região e na cidade na qual está presente".
O Cônsul Adjunto, Pablo de Angelis, disse que o desenvolvimento da região foi o que mais o surpreendeu. "Estamos dispostos a contribuir para a divulgação do Inatel e de Santa Rita do Sapucaí na Argentina, para fomentar as parcerias entre as universidades e os institutos argentinos com o município e com o Inatel. Podem contar conosco", concluiu.