No sábado, dia 13 de dezembro de 2025, o Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel se despediu do professor Carlos Augusto Rocha, pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação da instituição, que faleceu após quatro anos de luta contra o câncer. Carlos Augusto construiu uma trajetória de mais de duas décadas no Inatel, como aluno, monitor, pesquisador, professor, pró-diretor e membro do Conselho Diretor do Inatel e da Finatel, sempre com valores humanos, acadêmicos e visão inovadora.
“O Carlos Augusto sempre se dedicou de forma muito especial em todas as ações que desenvolveu na instituição, contribuindo com qualidade em nossos programas educacionais, no desenvolvimento de projetos inovadores, na busca de novas oportunidades com o mercado no contexto nacional e internacional. Tudo isso, acompanhado de uma forma humana e companheira com toda a comunidade inatelina. Seu exemplo será sempre fonte de inspiração para todos nós e para as futuras gerações”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.
Mineiro de Conceição dos Ouros, nascido em 10 de abril de 1966, formou-se em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações pelo Inatel, em 1992. Ainda durante a graduação, foi monitor da disciplina de Sistemas de Telecomunicações II em 1990, com orientação do professor e ex-diretor do Inatel, Mario Augusto Souza.
No início dos anos 2000, Carlos Augusto teve importante atuação nas pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias para a TV Digital, inicialmente por meio da Linear Equipamentos Eletrônicos, em parceria com o Inatel.
O engenheiro integrava o grupo de pesquisadores que participaram do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas de Transmissão de TV Digital, que teve o apoio da Finep e governo federal, e que marcou a trajetória do Inatel, consolidando a imagem do Instituto como uma referência nacional e internacional na área de broadcast, resultando na primeira transmissão aberta digital do Brasil, com sistema desenvolvido e fabricado no país. A partir de 2003, Carlos passou a colaborador do Inatel, desempenhando papel decisivo no avanço dos projetos de inovação tecnológica, e formando-se Mestre em Telecomunicações pelo Instituto, em 2007.
O professor e coordenador do Centro de Competência EMBRAPII Inatel em Redes 5G e 6G xGMobile e vice-presidente da Finatel, Luciano Leonel Mendes, atuou ao lado de Carlos Augusto desde o início da carreira como pesquisador e relembra o importante papel do gestor:
“O professor Carlos Augusto trouxe para a nossa instituição não apenas rigor técnico, mas uma visão profunda de valorização humana. Ele ajudou a construir uma base sólida de pesquisadores e desenvolvedores, consolidando projetos fundamentais como os de TV Digital e o Laboratório de Desenvolvimento de Hardware, precursor do ICC-PDI. Sob sua liderança, os desafios eram superados de forma harmoniosa, extraindo o melhor de cada um”, afirma Luciano.
Em dezembro de 2010, assumiu a Pró-Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, na gestão do professor Marcelo de Oliveira Marques, permanecendo na função até o atual período, sob a gestão do professor Carlos Nazareth Motta Marins.
“Sua grande contribuição técnica o levou à Pró-Diretoria de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, onde se destacou pelo comprometimento institucional, pela gestão eficiente de projetos, pela relação estratégica com o mercado e pela capacidade de formar equipes unidas e motivadas. Como amigo, colega de trabalho e, também como presidente da Finatel, externo os nossos maiores agradecimentos a este grande profissional que, com certeza, será lembrado por muitos anos por todos aqueles que passaram pela nossa instituição e foram impactados, direta ou indiretamente, pelo excelente trabalho”, afirma o professor Marcelo de Oliveira Marques.
Dedicação à formação de engenheiros
Carlos Augusto também atuou como professor do Inatel desde 2004, ministrando disciplinas como Cálculo Avançado II, Circuitos Elétricos I, Eletrônica Analógica II e III, Eletrônica Digital I, Sistemas de Radiodifusão Digital, Sistemas de Televisão, entre outras. Também contribuiu para implantação dos cursos de extensão e pós-graduação EaD do Inatel, que expandiu fronteiras no ensino tecnológico de excelência.
“O professor Carlos Augusto Rocha, em seus anos de atuação no Inatel, contribuiu de forma decisiva para o crescimento da instituição. Foi uma excelente pessoa em nosso convívio, de muita bondade com todos e sempre muito atencioso”, reforça o vice-diretor do Inatel e pró-diretor de graduação, professor Guilherme Marcondes.
