Instituto será a 10ª seção no Brasil
Em agosto o Inatel foi convidado pelo vice-presidente da International Society of Automation (ISA) do Distrito 4, América do Sul, engenheiro Carlos Mandolesi a fazer parte da associação e criar a Seção Estudantil ISA Inatel, para difundir a automação entre a comunidade acadêmica.
A iniciativa do convite, segundo Carlos, foi tomada devido ao reconhecimento dos cursos de Engenharia e Tecnologia em Automação e a posição do Inatel no mercado. “O convite foi feito por nós devido ao reconhecimento do Inatel no mercado e tem o perfil empreendedor que é bem interessante”, comentou.
A ISA é uma entidade de pesquisa sem fins econômicos voltada a promover a capacitação técnica e atualização do conhecimento tecnológico, através de seus eventos e literatura especializada e expandir oportunidades de relacionamento para o desenvolvimento da carreira dos profissionais do segmento de sua abrangência.
A Seção criada no Inatel, estará no Distrito 4 da ISA que é formado por todas as seções Profissionais e Estudantis da América do Sul e passa a ser um órgão dentro do Instituto que irá promover a tecnologia de automação através de palestras, workshop e eventos e contará com a participação de 25 alunos dos cursos de engenharia e tecnologia em Automação e a tutoria dos professores Egídio Raimundo Neto e Wanderson Saldanha. “A participação na Seção fornece aos estudantes acesso a uma série de informações técnicas além de expandir o networking profissional que poderá ajudá-los a conseguirem estágios e empregos quando chegar o momento. Além disso, para os que escolhem ser líder da seção, fornece uma experiência de gestão e liderança que pode ser muito útil no futuro profissional dos alunos”, disse Mandolesi.
Para o acadêmico Eduardo José dos Reis Dionísio, do curso de Engenharia de Controle e Automação, participar dessa iniciativa é a oportunidade de realizar contato com pessoas que atuam diretamente na área de automação e possuem experiência profissional. “Será uma excelente oportunidade de crescimento acadêmico, pois a ISA dispõe de diversos cursos de capacitação, possibilitando uma formação mais completa para o mercado de trabalho. Acredito que a comunidade de automação do Inatel será privilegiada com essa parceria e todo esse conteúdo que a ISA disponibiliza será de grande importância para que nós possamos ter um diferencial no futuro. Além disso, os alunos terão uma visão mais clara do que vem a ser a profissão do Engenheiro/Tecnólogo de Automação, podendo decidir com antecedência qual área de atuação mais se encaixa no seu perfil”, finalizou.