Inatel sedia etapa regional da Maratona de Programação da SBC e tem equipe classificada para nacional

O Inatel sediou no último fim de semana a etapa regional da XXVII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Programação, evento realizado desde 1996 pela entidade, que reúne estudantes universitários de todo o país. Além de sediar o evento, a instituição teve cinco equipes participando da competição.

inatel etapa regional maratona nacional programacao 1A seletiva contou com a participação de 32 equipes das cidades de Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Itajubá, totalizando 110 competidores. As etapas regionais foram realizadas simultaneamente em 42 sedes espalhadas pelo território nacional.

A equipe “Balões da pisadinha”, composta pelos alunos Bernardo Gandolpho, Lucas Andrade e Pedro Piccichelli, ficou em 1º lugar na seletiva, garantindo uma vaga na final brasileira, que acontecerá em Campo Grande (MS), de 16 a 18 de março de 2023. “Conquistar a primeira colocação foi um grande feito para mim e para meu time. Foi a primeira vez que qualquer um de nós três conquistou o primeiro lugar e foi, sem dúvidas, um momento muito importante para nós e para o Inatel. Afinal, estávamos programando em casa e precisávamos representar a equipe. A medalha de ouro foi fruto de bastante trabalho e dedicação”, destacou Lucas.

Segundo o integrante, a equipe se reuniu a cada semana para estudar novos algoritmos e fixar conteúdos passados, e ainda fazer simulações de competições para se prepararem. “Acredito que, por termos nos preparado e planejado anteriormente, cada um conseguiu fazer a sua parte para atingir esse resultado final. Eu e o Bernardo já havíamos representado o Inatel na Nacional de 2021 e foi uma honra obter essa nova classificação esse ano. Infelizmente, não poderemos participar da Nacional, pois eu e o Pedro estaremos em intercâmbio na data da competição. Mas, mesmo sabendo que não poderíamos competir, não deixamos de buscar o primeiro lugar em nenhum momento, pois sabíamos que tínhamos capacidade para isso. Espero ter a chance de poder representar a universidade novamente em 2023, pois é uma experiência incrível e com certeza quero vivê-la de novo”, revela.

Outro time do Inatel que teve destaque foi os “Aposentroop3rs”, composto pelos ex-alunos e ex-competidores Dâmi Henrique, Marcus Botelho e Maycon Alves. O grupo resolveu os problemas propostos, mas sem competir de fato, e ficou 19º em nível nacional, considerando todas as sedes.

O Inatel possui um Grupo de Programação como atividade extracurricular voltada ao desenvolvimento de lógica e algoritmos, que prepara e incentiva a participação em competições. O grupo é coordenado pelo professor Marcelo Cysneiros Aragão.