Estudantes e professores de várias cidades do Sul de Minas Gerais estiveram no Inatel para a premiação do projeto EPTV na Escola nesta quinta-feira, dia 9 de novembro de 2023. Os dez finalistas, acompanhados por professores, diretores de escolas e pais, conheceram o campus, laboratórios e participaram da cerimônia de premiação do programa realizado há 24 anos pela afiliada da Rede Globo.
Com tema “Somos a Natureza. Porque precisamos restabelecer nossa relação com ela?”, o projeto teve a participação de 15.615 alunos, que fizeram redações em sala de aula, com 600 selecionadas em 126 cidades do Sul de Minas, 40 semifinalistas e os 10 vencedores que participaram do evento no Inatel. Dois deles são de Santa Rita do Sapucaí: o oitavo colocado, Kayky Henrique Ribeiro, da Escola Municipal Doutor José Ribeiro De Carvalho, e a primeira colocada, Fernanda Cássia Bernardo Rangel, da Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, que recebeu o prêmio das mãos do diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins. “Esse prêmio é muito especial para mim porque conta uma história da minha família, da minha avó e da importância do contato com a naqtureza para a saúde dela. Tive apoio dos meus professores e estar nesse ambiente de tecnologia nos influencia. Eu devo fazer engenharia”, disse Fernanda.
“Muito nos orgulha fazer parte desse projeto da EPTV. A criação intelectual depende muito do estímulo e o estimulo criado pelo projeto EPTV na Escola é essencial para o debate e o desenvolvimento de temas importantes para a sociedade", afirmou o diretor do Inatel, Carlos Nazareth.
“O projeto EPTV na Escola instiga os jovens a pesquisarem e pensarem sobre assuntos importantes. O tema desse ano, ligado à natureza, fez com que esses adolescentes pensassem na importância de desacelerar e da importância da natureza para a nossa vida”, disse o gerente de jornalismo da EPTV Sul de Minas, Pedro Aurelio Carvalho.
Confira a reportagem: