Inatel treina gestores do Instituto Superior de Angola

ISUTIC ofecerá cursos de graduação e seguirá modelo da instituição brasileira

A partir da próxima semana o Inatel receberá representantes do Instituto Superior para as Tecnologias da Informação e Comunicação (ISUTIC) de Angola para um programa de treinamento e intercambio com diversas áreas tanto administrativas como acadêmicas do Inatel. O objetivo é estabelecer um benchmarking para o início dos trabalhos do ISUTIC, que deve oferecer cursos de graduação ainda este ano.

Do dia 21 de janeiro a 15 de março, os angolanos receberão treinamentos nas áreas de Comunicação e Marketing, Administração Financeira, Recursos Humanos, Acadêmica, Informática e Suporte, Planejamento, entre outros setores essenciais para o funcionamento de uma instituição de ensino superior.

Prédio do ISUTIC em AngolaAs instalações do ISUTIC foram inauguradas em 2012. O projeto acadêmico e de gestão foi desenvolvido pelo Inatel, que venceu o concurso internacional promovido pelo governo de Angola. O Instituto é uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologia da informação (MTTI), em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (MESCT), em concordância com as diretivas estabelecidas pelo 'Livro Branco das Telecomunicações', documento que estabelece a estratégia de desenvolvimento da área, e para tal aponta a grande necessidade de formação de recursos humanos altamente especializados em telecomunicações para o mercado angolano.

Além deste treinamento no Brasil, a parceria entre o Inatel e o ISUTIC prevê ainda o trabalho de cooperação de colaboradores da instituição brasileira em Angola para a consolidação do modelo de gestão, educação e empreendedorismo. O professor e engenheiro Leonardo Luciano de Almeida Maia, responsável pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel, irá coordenar as ações e ficará por pelo menos dois anos no país africano. "Atuo neste projeto desde o início dos trabalhos em 2007, e estou muito feliz por continuar na implementação deste. Uma grande responsabilidade. Trabalharei juntamente com os gestores do ISUTIC facilitando a atuação de vários outros colegas do Inatel que também continuarão atuando em suas áreas específicas. O ISUTIC já faz parte da história do Inatel como uma instituição irmã com parceria para toda a vida, afirma Leonardo Maia.

O Inatel também auxilia o MTTI na contratação de professores brasileiros para atuarem no ISUTIC já a partir de 2013.

Forte atuação

O Inatel é parceiro de diversas instituições angolanas, como Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, MSTelecom, Instituto Nacional de Telecomunicações de Angola – Itel, Movicel e Televisão Pública de Angola.

Os testes com o padrão nipo-brasileiro de transmissão digital em Angola, uma parceria do Inatel / Governo Brasileiro / Linear, foram coordenados pelo Inatel, que também oferece um curso de pós-graduação em Redes e Sistemas de Telecomunicações no país africano. Além disso, atualmente cerca de 30 estudantes angolanos estudam no Inatel e um novo vestibular será realizado em março de 2013.