O Inatel e o Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - IMREDD, com sede na França, estão lançando a parceria Security Design Lab Inatel, com o apoio da empresa de segurança cibernética SIKUR. O objetivo é contribuir com a mais recente tecnologia de segurança para prevenção de violação em ambientes IoT para empresas e governos nesta era de hiperconectividade. O Security Design Lab (SDL) é uma grande rede de colaboração com o UCA / IMREDD, que irá gerar discussões e disseminar conhecimento para aumentar a segurança dos dispositivos IoT desde a fonte.
O lançamento da parceria foi realizado durante um evento online nesta quinta-feira, dia 8 de julho, que contou com a participação do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; do Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI, José Gustavo Gontijo; de Marcos Mandacaru, assessor especial do vice-governador de Minas Gerais; do Diretor de Pré-Vendas de Soluções Digitais da Embratel, Paulo Venancio; do Diretor Global de Cibersegurança da Huawei, Marcelo Motta; além do diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins; do coordenador ajunto do CxSC, Guilherme Aquino; do Chefe de Inovação e Parcerias Estratégicas do IMREDD Paulo Moura; e do CEO da SIKUR, Fábio Fisher.
A parceria está bem afinada para lidar com sérios desafios de segurança relacionados à mobilidade, veículos autônomos, Smart Home, Smart Cities, Smart Grid, Indústria 4.0 e tendências de “trabalho e acesso remoto”. O SDL foca em garantir privacidade e segurança em ambientes altamente distribuídos, oferecendo estudos avançados para autenticação, acesso privilegiado e interações digitais H2H & M2M, ao mesmo tempo em que desenvolve pesquisas aplicadas em Inteligência Artificial, computação de ponta móvel e cibersegurança quântica.
Paulo Moura, Chefe de Inovação e Parcerias Estratégicas do IMREDD, acredita que “o problema mais significativo no mercado hoje é como garantir a interoperabilidade, a segurança e a privacidade dos dados, APP, softwares e hardwares, integrando sob o mesmo guarda-chuva, dispositivos IoT, rede, nuvem e autenticação humana”. Paulo tem certeza no potencial deste laboratório inovador para combater essas questões prementes, que estão no cerne da indústria.
Este convênio oferecerá soluções práticas para interessados de todo o Brasil. Permitirá que empresas de telecomunicações, fabricantes de dispositivos IoT, integradores de soluções, provedores de conectividade, parques de P&D e outras organizações dentro da indústria de dispositivos inteligentes testem a segurança e o gerenciamento de seus ativos conectados em um ambiente fechado, antes da implantação e em total conformidade com os regulamentos de proteção dados do mercado brasileiro.
“As ações do SDL integram o Centro de Segurança Cibernética - CxSC Telecom do Inatel, que tem como missão desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da Educação, Pesquisa Aplicada, Testes e Certificações e Serviços para fortalecer a cultura de cibersegurança, vital para o avanço tecnológico em um mundo cada vez mais conectado. O nosso objetivo é que o Inatel seja um centro de referência internacional para projetos de segurança de grande porte”, explica o coordenador adjunto ao CxSC Telecom, professor Guilherme Aquino.
O Inatel também está firmando convênios com Universidades, Parques Tecnológicos e Institutos de Desenvolvimento e Pesquisa para apoiar empresas e entidades em todo o país. Essa vasta rede permitirá que os usuários finais tenham acesso a dispositivos e tecnologias que podem ampliar e melhorar o nível de segurança de seus projetos.
“Essa rede, com rica troca de experiência, será vital para atendermos as demandas dos próximos anos, formando os nossos alunos de graduação e pós-graduação, bem como atendendo as empresas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Oferecer profissionais competentes em cibersegurança e ter em nosso time especialistas habilitados para interagir com o mercado são os propósitos que esperamos alcançar nos próximos anos para contribuir nacional e internacionalmente com o desafio de construir redes cada vez mais seguras”, afirma o Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.
Qualquer empresa interessada pode acessar o site do Laboratório neste link e gerar o relatório de diagnóstico preliminar de seus equipamentos para entender o nível de conformidade entre seus dispositivos e as normas de proteção de dados.