Já referência nacional como uma das melhores incubadoras do Brasil, a Incubadora do Inatel busca também a internacionalização de sua competência. Exemplo disto é a aproximação com o governo do Uruguai, que tem interesse de desenvolver parcerias na área de Ciência e Tecnologia com o governo de Minas Gerais.
Em agosto o coordenador do NEmp, Rogério Abranches, foi convidado a ministrar uma palestra no Fórum de Integração Uruguai-Brasil, realizado em Montevidéu, que debateu temas como energia, sustentabilidade, investimento para o desenvolvimento, infraestrutura e logística, agronegócio, comércio exterior, responsabilidade social e ciência e tecnologia.
Acompanhado por um grupo de brasileiros, entre eles o secretário de C&T e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, Abranches reuniu-se com o ministro de Indústria e Comércio do Uruguai, a vice-ministra da Educação e assessores de outros Ministérios que, segundo o coordenador do NEmp, mostraram-se interessados no modelo de tecnologia de incubação de empresas do Inatel. "No Uruguai há poucas incubadoras e o país quer aumentar a eficiência dos resultados delas. E a plataforma estratégica que temos no Inatel, de auxílio ao desenvolvimento tecnológico e econômico das comunidades local e regional, é um exemplo eficaz", disse Abranches.