Os estudantes do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel contam agora com uma nova gama de possibilidades para enriquecer sua formação acadêmica e vivência cultural. Recentemente, o Instituto estabeleceu um novo acordo com uma Instituição de Ensino da França, a Universidade Clermont Auvergne. A iniciativa com a IEs faz parte do programa Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que oferece experiências para os estudantes de ambos países, além de professores.
Entre as oportunidades, estão intercâmbios de um ano com bolsas integrais, permitindo aos alunos vivenciarem novas culturas, aprimorarem habilidades técnicas e desenvolverem uma perspectiva global essencial para o mercado de trabalho.
Parcerias e avanços
A negociação com a Universidade Clermont Auvergne teve início em 2023 durante o Fórum BRAFITEC. A Instituição é especialista em engenharia e matemática, tornando-a. ideal para alunos interessados em pesquisa e desenvolvimento acadêmico.
Outra colaboração de destaque é com a Universidade de Grenoble, onde o convênio já alcançou o nível de dupla diplomação, consolidando cinco anos de cooperação. Segundo Valias, a meta é que acordos semelhantes sejam firmados também com Clermont e outras instituições parceiras no futuro.
Duas modalidades de intercâmbio
O convênio assinado com a Universidade Clermont Auvergne, inclui duas opções para os estudantes. A primeira é o intercâmbio de seis meses, no qual o aluno custeia a experiência por conta própria. A segunda é o programa de um ano pelo BRAFITEC, que oferece uma bolsa integral cobrindo despesas com passagem aérea, estadia, alimentação, seguro de saúde e ainda uma ajuda de custo de cerca de 1270 € mensais.
“Essa é uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem a internacionalização, aprimorarem seus conhecimentos acadêmicos e até mesmo ingressarem em programas de estágio remunerados no exterior,” explica Guilherme Marcondes, coordenador do programa BRAFITEC no Inatel. Ele também destacou que a possibilidade de extensão do intercâmbio, por meio de estágios, permite que os alunos fiquem até um ano nas universidades parceiras.
Impactos e perspectivas
O programa BRAFITEC garante suporte financeiro para os intercambistas, além de promover experiências multiculturais e amplia a formação técnica. “Essas iniciativas abrem portas para nossos alunos se destacarem no mercado de trabalho global, que busca profissionais com vivência internacional e habilidades diversificadas,” enfatizou o professor Fabiano Valias, coordenador do curso de Engenharia Biomédica.
Em 2025, os primeiros alunos poderão participar do intercâmbio em Clermont, com quatro vagas anuais disponibilizadas. Além disso, a expectativa é que o programa continue crescendo, tanto em número de participantes quanto em benefícios, reforçando o compromisso do Inatel com a formação de líderes globais. O edital com todas as informações deve ser divulgado em breve, no site do Inatel.