IronCup virtual garantiu grandes combates e muita diversão aos competidores e público

inatel IronCup 2021 facensA IronCup, competição de robótica promovida no final de fevereiro, pelo Inatel em parceria com a Robocore, inovou este ano com o formato virtual e com a união com outras instituições de ensino para a realização dos combates em outras localidades, além de Santa Rita do Sapucaí. O evento reuniu estudantes e amantes da robótica de todo o Brasil e também de outros países e mostrou que com cooperação e comprometimento é possível realizar um grande evento, mesmo em condições adversas como as que estamos vivendo. A distância não tirou o ânimo dos competidores e muito menos da torcida que movimentou as transmissões ao vivo.

Equipes de instituições de ensino de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Maranhão, Ceara, Pará e Distrito Federal colocaram os robôs em combate nas arenas reais e virtuais, comandadas do campus do Inatel, do campus do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Bernardo do Campo, no campus da Facens, em Sorocaba e na RSM Robótica, em Mogi das Cruzes.

Estudante universitários, de Ensino Médio e Técnico e até do Ensino Fundamental participaram das disputas. O destaque foi a equipe Foguinho, do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, formada por alunos do 9º ano, que chegou a final e conquistou o 2º lugar na categoria Sumô Mini Remoto. “A competição foi extremamente emocionante, em cada rodada a expectativa só aumentava. Chegar na final representando o estado do Ceará e o Brasil e conseguir o segundo lugar em meio à tantas equipes universitárias, internacionais e afins, foi de grande notoriedade. Foi de longe, a competição mais emocionante que participei”, relatou Otávio Augusto Sousa Abreu, membro da equipe.

inatel ironcup oroparaboliviaA participação internacional também foi massiva este ano. Participaram equipes da Malásia, Filipinas, Índia, México, Bolívia e Equador. A equipe IMT-Minisumo, da Pontifícia Universidade Católica da Bolívia, foi um dos destaques, pois conquistou o 1º lugar na categoria Sumô Mini Autônomo. “Ficamos fascinados com a ideia de uma competição de robótica virtual, ainda mais, organizada em um país irmão como o Brasil. Tentamos entrar em todas as categorias possíveis e pudemos ver o grande nível de competição que os brasileiros e amigos mexicanos têm. Foi uma alegria imensa chegar à final. 

Comemoramos com uma videochamada e agradecemos a equipe pela forma como lidaram com diferentes situações inoportunas, sempre em busca da melhor saída”, contou Fabricio Jallaza, capitão da equipe.

IronCup 2021Para o coordenador da IronCup, o professor Wanderson Saldanha, ter a oportunidade de promover um evento desse porte, de forma remota, que deu oportunidade para equipes do mundo inteiro mostrarem o resultado de suas pesquisas, é uma tremenda satisfação. “O Inatel mais uma vez se mostrou pioneiro, o que faz parte já do DNA da instituição. O evento se tornou internacional e muita coisa do que foi feito agora vai continuar existindo nas outras edições, mesmo que voltemos a realizá-lo presencialmente. Então, fica o desafio para no próximo ano realizarmos um evento ainda melhor, que envolva mais pessoas e que mantenha seu caráter internacional”, destacou o professor.

 

Confira as fotos do evento: