Laboratório de Engenharia Biomédica do Inatel recebe doação de equipamento da Deltronix

inatel-palestradeltronix-out-2012Dr. José Baptista Paulin, presidente da Deltronix, empresa que doou equipamento ao Inatel, durante palestra aos alunos A Deltronix, empresa fabricante de equipamentos para o setor hospitalar, doou um bisturi eletrônico para o Inatel. O aparelho, somado aos já existentes na instituição e os que serão alocados por demanda, irão compor um dos mais modernos laboratórios de ensino do Inatel, o Laboratório de Tecnologias em Equipamentos Médicos, que será utilizado pelos alunos dos cursos de Engenharia Biomédica da instituição.

A doação foi feita pelo presidente da empresa, Dr. José Baptista Paulin, que esteve no Inatel no dia 31 de outubro, para ministrar duas palestras para os alunos dos cursos de graduação da instituição. Os assuntos abordados foram os "Princípios de Eletrocirurgia" e o "Desenvolvimento de Pequenas Empresas na Área da Saúde". O empresário veio acompanhado do consultor da Deltronix, Devanir de Oliveira Silva.

A relação da Deltronix com o Inatel é de longa data, pois é no laboratório de Ensaios e Calibração do Instituto que a empresa testa seus equipamentos. Para o Dr. Paulin, a interação com o setor acadêmico é importante, porque desde já é possível despertar a confiança dos futuros engenheiros biomédicos nos equipamentos da empresa, o que aumenta ainda mais sua credibilidade no mercado.

O bisturi eletrônico foi exposto durante a palestraSegundo o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, a aproximação com uma das mais importantes fabricantes de equipamentos eletrocirurgicos do país, fortalece a formação dos alunos, porque os coloca em contato com equipamentos de última geração e possibilita o conhecimento das reais demandas do setor hospitalar. "O curso de Engenharia Biomédica do Inatel tem atraído um grande número de empresas e instituições com atuação na área, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que, em breve, estaremos colocando no mercado um grupo de engenheiros altamente qualificados e que farão a diferença no setor".

O coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Instituto, professor Fabiano Valias de Carvalho, compartilha a opinião do diretor e acrescenta que as parcerias com empresas do setor produtivo na área de Tecnologias para a Saúde permitem aos estudantes se interarem sobre as normas de fabricação de equipamentos eletromédicos, que são específicas para o setor e de extrema importância, uma vez que dão suporte à vida dos pacientes.